Título: | OS SENTIDOS DA MASCULINIDADE NA DOCÊNCIA: DESENVOLVIMENTO DA MASCULINIDADE PROFESSORAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE REFERÊNCIA NO RIO DE JANEIRO | ||||||||||||
Autor: |
THIAGO DE SOUZA MOURA |
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Colaborador(es): |
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA - Orientador |
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Catalogação: | 05/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70767&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70767&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70767 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O estudo apresentou uma investigação empírica sobre a masculinidade hegemônica
e professoral no contexto escolar, com base nas concepções de professores e professoras
em uma escola pública de referência na cidade do Rio de Janeiro. A tese tem como
objetivo central compreender os sentidos da masculinidade no exercício da docência na
perspectiva desses docentes. Para tal, foram tensionadas as respectivas questões: (1) O
que é ser-homem na sociedade e na escola para professoras e professores da educação
básica?; (2) Quais os modelos de masculinidade que existem vigentes nas concepções de
professoras e professores? (3) Há diferenças em relação aos gêneros? (4) De que forma a
masculinidade pode contribuir para a compreensão da atuação docente na escola e em
suas práticas pedagógicas? (5) Qual o papel da escola, enquanto lugar para discussões
sobre esse assunto? (6) Que elementos da atuação docente repercutem (ou não) nas
concepções investigadas? O trabalho, de caráter qualitativo, se caracterizou pela
metodologia da triangulação dos dados com a elaboração de dois instrumentos
metodológicos: questionários e entrevistas semiestruturadas. As questões do questionário
e as perguntas da entrevista se basearam em aspectos da masculinidade na sociedade e no
exercício da docência na escola. Participaram da pesquisa vinte professores: onze
mulheres e nove homens (nos questionários) e nas entrevistas (cinco mulheres e quatro
homens). O referencial teórico principal se fundamentou nos estudos de gênero (Scott;
Louro), masculinidades (Connell) e na docência (Nóvoa; Tardif). Os resultados
apontaram para o predomínio da igualdade de gênero entre os participantes, com destaque
para os docentes homens. Na docência das mulheres, se percebeu um posicionamento que
defende a igualdade de gênero e ao mesmo tempo reconhece e enfrenta a desigualdade
presente na escola. Além de defender sua posição no magistério como uma forma de
legitimação profissional de sua carreira na docência. A docência dos homens se
configurou pelo reconhecimento e estruturação da masculinidade professoral. A
caracterização dela inclui a equidade de gênero, a expressão emocional dos homens, a
prática do diálogo, e o exercício do afeto que transcende o modelo hegemônico tradicional
de masculinidade.
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