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Título: OS SENTIDOS DA MASCULINIDADE NA DOCÊNCIA: DESENVOLVIMENTO DA MASCULINIDADE PROFESSORAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE REFERÊNCIA NO RIO DE JANEIRO
Autor: THIAGO DE SOUZA MOURA
Colaborador(es): SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA - Orientador
Catalogação: 05/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70767&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70767&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70767
Resumo:
O estudo apresentou uma investigação empírica sobre a masculinidade hegemônica e professoral no contexto escolar, com base nas concepções de professores e professoras em uma escola pública de referência na cidade do Rio de Janeiro. A tese tem como objetivo central compreender os sentidos da masculinidade no exercício da docência na perspectiva desses docentes. Para tal, foram tensionadas as respectivas questões: (1) O que é ser-homem na sociedade e na escola para professoras e professores da educação básica?; (2) Quais os modelos de masculinidade que existem vigentes nas concepções de professoras e professores? (3) Há diferenças em relação aos gêneros? (4) De que forma a masculinidade pode contribuir para a compreensão da atuação docente na escola e em suas práticas pedagógicas? (5) Qual o papel da escola, enquanto lugar para discussões sobre esse assunto? (6) Que elementos da atuação docente repercutem (ou não) nas concepções investigadas? O trabalho, de caráter qualitativo, se caracterizou pela metodologia da triangulação dos dados com a elaboração de dois instrumentos metodológicos: questionários e entrevistas semiestruturadas. As questões do questionário e as perguntas da entrevista se basearam em aspectos da masculinidade na sociedade e no exercício da docência na escola. Participaram da pesquisa vinte professores: onze mulheres e nove homens (nos questionários) e nas entrevistas (cinco mulheres e quatro homens). O referencial teórico principal se fundamentou nos estudos de gênero (Scott; Louro), masculinidades (Connell) e na docência (Nóvoa; Tardif). Os resultados apontaram para o predomínio da igualdade de gênero entre os participantes, com destaque para os docentes homens. Na docência das mulheres, se percebeu um posicionamento que defende a igualdade de gênero e ao mesmo tempo reconhece e enfrenta a desigualdade presente na escola. Além de defender sua posição no magistério como uma forma de legitimação profissional de sua carreira na docência. A docência dos homens se configurou pelo reconhecimento e estruturação da masculinidade professoral. A caracterização dela inclui a equidade de gênero, a expressão emocional dos homens, a prática do diálogo, e o exercício do afeto que transcende o modelo hegemônico tradicional de masculinidade.
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