Título: | DO BALÉ À BOLA: JORNALISMO E ENTRETENIMENTO NO FANTÁSTICO | ||||||||||||
Autor: |
RENATO NOGUEIRA NETO |
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Colaborador(es): |
TATIANA OLIVEIRA SICILIANO - Orientador |
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Catalogação: | 05/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70744&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70744&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70744 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O objetivo desta pesquisa é refletir sobre o processo de produção do Fantástico
(TV Globo), revista eletrônica semanal – criada em 1973 – que, nas noites de domingo,
apresenta a notícia como um espetáculo, e oferece, assim, uma experiência voyeur ao
telespectador. O estudo realizou nove entrevistas com profissionais que integraram ou
integram sua produção e procura compreender como o programa transformou-se ao longo
do tempo, a partir de dois quadros presentes desde seu lançamento: a abertura
coreografada e o fechamento com o resultado do futebol. Tal continuidade de estrutura e
de exibição, durante mais de cinco décadas, vem construindo certa memória dos
acontecimentos do país e do mundo. Também são analisados três quadros – como estudos
de caso – que marcaram o tom do programa, por alinhavarem temáticas ligadas à vida
cotidiana com pílulas de informação: a) Retrato Falado, que procurava engajar o
público com histórias reais de pessoas comuns, encenadas pela atriz Denise Fraga; b)
reportagens desenvolvidas pelo jornalista Eduardo Faustini, que, ao encenar certas
situações, denunciava por meio das câmeras negociatas e crimes de corrupção, e assim
trazia o público indignado e ávido por justiça para o lugar do repórter policial; c) Bola
Cheia, Bola Murcha, que mostrava vídeos amadores no mesmo bloco em que as notícias
sobre o futebol profissional encerravam a programação da noite. O quadro inaugurou um
tempo de convergência no programa, por incentivar a colaboração do público e tornar o
espectador também produtor de conteúdo.
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