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Título: EU NÃO SOU UMA POETA, SOU APENAS UMA MULHER: CRIAÇÃO E NEGOCIAÇÕES NA FILMOGRAFIA DE GRETA GERWIG
Autor: LUANA VICENTINA PEREIRA SOUZA
Colaborador(es): TATIANA OLIVEIRA SICILIANO - Orientador
Catalogação: 30/MAI/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70702&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70702&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70702
Resumo:
O objetivo desta pesquisa é refletir sobre as transformações no campo audiovisual cinematográfico hollywoodiano contemporâneo em relação a presença e legitimação de mulheres na direção e criação de narrativas ficcionais femininas. Como objeto do estudo, discutiu-se a filmografia da diretora e roteirista norte-americana Greta Gerwig. A pesquisa se divide em três capítulos que exploram a vida e obra de Gerwig, a constituição de seu estilo ou marca autoral, o histórico da presença de diretoras mulheres nas principais premiações do setor, as mudanças na representação feminina na cultura de massa ao longo do tempo, os aspectos e marcadores sociais que diferenciam criações femininas, e uma análise dos três primeiros filmes assinados por Gerwig, sendo eles Lady Bird: A Hora de Voar (2017), Adoráveis Mulheres (2019) e Barbie (2023). O trabalho parte da hipótese de que há uma disputa por espaço no cinema hollywoodiano em relação à presença de mulheres na direção, e que, além disso, para contar histórias que abarquem a experiência feminina, tais diretoras precisam realizar negociações narrativas, de modo que suas obras sejam concretizadas dentro dos parâmetros mercadológicos, mas que também provoquem reflexões no público quanto a condição da mulher no contexto patriarcal. Uma das conclusões da pesquisa é que Greta Gerwig - nome importante no cinema de Hollywood - vem obtendo êxito a partir dessas manobras e negociações por valorizar o prazer de sua audiência, ou seja, o gozo feminino na experiência espectatorial. O estudo se mostra pertinente ao campo da Comunicação Social na medida em que propõe uma análise tanto material quanto subjetiva sobre a presença e criação feminina no audiovisual.
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