Título: | SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL E SERVIÇO SOCIAL: DIÁLOGO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE ASSISTENTES SOCIAIS EM ORGANIZAÇÕES SOCIOASSISTENCIAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | ||||||||||||
Autor: |
ANA PAULA FERREIRA DOS S OLIVEIRA |
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Colaborador(es): |
NILZA ROGERIA DE ANDRADE NUNES - Orientador |
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Catalogação: | 29/MAI/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70693&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70693&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70693 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este estudo tem como objetivo analisar de que maneira as ações educativas
promovidas pelo programa Sesc Mesa Brasil - Rio de Janeiro fortalecem a atuação
das assistentes sociais em instituições socioassistenciais participantes deste
programa, especialmente no que se refere à promoção da segurança alimentar e
nutricional para o público atendido. A pesquisa, de abordagem qualitativa e
quantitativa, utilizou a triangulação de métodos, combinando a produção de dados,
teorias e amostras para fundamentação dos resultados. Para a coleta de informações,
aplicou-se um formulário online via Google Forms, respondido por 49 assistentes
sociais. O estudo apresenta os fundamentos da Política Nacional de Segurança
Alimentar e Nutricional (SAN) e analisa a contribuição das ações educativas para o
trabalho das assistentes sociais, considerando a multiplicidade dos conteúdos
apresentados, a participação nos espaços de diálogo e incentivo na participação das
políticas públicas em SAN. A interpretação dos dados foi realizada por meio do
método de análise de conteúdo. Os resultados indicam um aumento significativo na
participação das assistentes sociais em conferências e pré-conferências de SAN
após sua inserção nas ações educativas do programa. Além disso, todos os
respondentes reconhecem que os conteúdos ministrados contribuem diretamente
para qualificar sua prática profissional. O estudo aponta desafios a serem superados,
como a necessidade de ampliar o protagonismo da segurança alimentar e nutricional
dentro do exercício profissional dos assistentes sociais para fortalecer uma atuação
que promova avanços concretos na efetivação do direito à alimentação adequada e
saudável.
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