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Título: SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL E SERVIÇO SOCIAL: DIÁLOGO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE ASSISTENTES SOCIAIS EM ORGANIZAÇÕES SOCIOASSISTENCIAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Autor: ANA PAULA FERREIRA DOS S OLIVEIRA
Colaborador(es): NILZA ROGERIA DE ANDRADE NUNES - Orientador
Catalogação: 29/MAI/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70693&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70693&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70693
Resumo:
Este estudo tem como objetivo analisar de que maneira as ações educativas promovidas pelo programa Sesc Mesa Brasil - Rio de Janeiro fortalecem a atuação das assistentes sociais em instituições socioassistenciais participantes deste programa, especialmente no que se refere à promoção da segurança alimentar e nutricional para o público atendido. A pesquisa, de abordagem qualitativa e quantitativa, utilizou a triangulação de métodos, combinando a produção de dados, teorias e amostras para fundamentação dos resultados. Para a coleta de informações, aplicou-se um formulário online via Google Forms, respondido por 49 assistentes sociais. O estudo apresenta os fundamentos da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e analisa a contribuição das ações educativas para o trabalho das assistentes sociais, considerando a multiplicidade dos conteúdos apresentados, a participação nos espaços de diálogo e incentivo na participação das políticas públicas em SAN. A interpretação dos dados foi realizada por meio do método de análise de conteúdo. Os resultados indicam um aumento significativo na participação das assistentes sociais em conferências e pré-conferências de SAN após sua inserção nas ações educativas do programa. Além disso, todos os respondentes reconhecem que os conteúdos ministrados contribuem diretamente para qualificar sua prática profissional. O estudo aponta desafios a serem superados, como a necessidade de ampliar o protagonismo da segurança alimentar e nutricional dentro do exercício profissional dos assistentes sociais para fortalecer uma atuação que promova avanços concretos na efetivação do direito à alimentação adequada e saudável.
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