Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE MODELOS FÍSICOS DO CORAÇÃO FETAL NA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL
Autor: PEDRO PAULO PEREIRA VIEGAS RAMALHO
Colaborador(es): LUIZA NOVAES - Orientador
HERON WERNER JUNIOR - Coorientador
Catalogação: 29/MAI/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70682&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70682&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70682
Resumo:
Esta dissertação de mestrado propõe uma investigação aprofundada sobre o impacto da utilização de modelos físicos de coração fetal, tanto sadio quanto com cardiopatia congênita, na compreensão de diagnósticos complexos na formação do feto e de possíveis doenças cardíacas, especialmente durante o período pré-natal. Considerando a importância da relação entre mãe e feto para o bem-estar emocional de ambos, o estudo busca compreender como essas representações tridimensionais e modelos de coração fetal podem contribuir significativamente, como material de apoio, para mitigar dúvidas em relação às anomalias, ao parto e ao período pós parto, visando práticas clínicas diferenciadas em programas de pré-natal, com o aprimoramento da relação e comunicação médico-paciente. Nesse contexto, ressalta-se o papel do design na configuração dessas representações, visto que a seleção meticulosa dos elementos visuais pode maximizar a efetividade das imagens e modelos. A pesquisa busca melhorar a experiência global da gestante durante o período gestacional. A metodologia do Design em Parceria proposta e adotada ao longo da pesquisa é pautada na colaboração estreita com especialistas em obstetrícia, cardiologia, psicologia e áreas correlatas, garantindo abordagens alinhadas a melhores práticas na área da saúde, e o enriquecimento e a interpretação de resultados por meio do aporte de conhecimentos especializados. Esse enfoque multidisciplinar e interdisciplinar fortalece a validade e a relevância do estudo, proporcionando uma visão abrangente e fundamentada para a compreensão e promoção efetiva do vínculo médico-paciente e materno-fetal em diversos contextos. Ao longo do acompanhamento de gestantes, modelos físicos 3D de corações fetais cardiopatas e sadios foram impressos e disponibilizados como material de apoio para esclarecimentos às gestantes acerca de condições de saúde cardiológica fetal, como suporte emocional e educação familiar. Os modelos proporcionaram uma experiência visual e tátil, permitindo que as gestantes tivessem uma compreensão tangível das condições cardíacas do feto. A utilização desses modelos impressos buscou ampliar o entendimento e o envolvimento das gestantes no processo, possibilitando uma conexão mais profunda com o desenvolvimento do concepto e de sua saúde cardíaca, além de facilitar a tomada de decisão posterior, envolvendo a autorização de procedimentos médicos que se mostrem necessários. Formulários com perguntas foram aplicados aos participantes do estudo, a fim de se obter dados sociodemográficos e de histórico gestacional, além de percepções dos envolvidos após o contato com os modelos físicos 3D, que possam apontar desdobramentos futuros para a pesquisa.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF