Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: A IMAGINAÇÃO COMO CONDIÇÃO DE POSSIBILIDADE NA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DE EXISTIR: PSICANÁLISE, CLÍNICA E CULTURA
Autor: BRUNO CARDOSO LAGES
Colaborador(es): CARLOS AUGUSTO PEIXOTO JUNIOR - Orientador
Catalogação: 23/MAI/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70553&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70553&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70553
Resumo:
Esta tese investiga a imaginação sob uma perspectiva psicanalítica, articulando conceitos da psicanálise e da filosofia. No campo psicanalítico, a imaginação é comparada às construções freudianas e reconstruções ferenczianas, em diálogo com as noções de autoplastia e aloplastia (Ferenczi), áreas da mente (Balint) e espaço potencial (Winnicott). Examina-se como transes, regressões e o brincar possibilitam a recuperação de um lugar de autoria perdido após o trauma. Da filosofia, recorremos às noções kantianas de imaginação reprodutiva e produtiva, bem como aos conceitos de virtualidade e multiplicidade (Souriau, Deleuze, Guattari, Lapoujade, Lévy). A imaginação é descrita como um manejo compartilhado de virtualidades, operando entre atualização e virtualização. Por fim, a literatura é considerada um campo privilegiado desse processo, pois suas diluições de certezas e fronteiras são essenciais para a reconstrução subjetiva.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF