Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: DIÁLOGOS URBANOS ENTRE PATRIMÔNIO E O GRAFITE NO ENSINO DE HISTÓRIA
Autor: ELISANGELA NOGUEIRA ANANIAS
Colaborador(es): JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - Orientador
Catalogação: 22/MAI/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70544&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70544&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70544
Resumo:
Este trabalho busca refletir sobre o papel da Educação Patrimonial como ferramenta essencial para a valorização e preservação do patrimônio cultural, abrangendo desde construções históricas até manifestações artísticas contemporâneas, como o grafite. A pesquisa propõe um diálogo entre tradição e modernidade, fundamental para a formação de cidadãos conscientes de sua identidade cultural e do papel na preservação do patrimônio. A Educação Patrimonial sensibiliza a população sobre a importância do patrimônio cultural, promovendo atividades que incentivam o reconhecimento e a preservação de bens materiais e imateriais. No contexto escolar, essa abordagem integra-se ao currículo, principalmente na disciplina de História, conforme o Currículo Referencial da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ, 2022), fortalecendo o vínculo dos estudantes com sua herança cultural e promovendo o respeito à diversidade. O grafite, frequentemente associado à marginalização, é ressignificado como uma forma legítima de arte, abordando questões sociais e políticas relevantes, e funcionando como um meio de comunicação visual que transforma o espaço urbano. Em um mundo em constante transformação, é fundamental que a preservação do patrimônio se adapte às novas realidades sociais e urbanas. A integração entre Educação Patrimonial, patrimônio e grafite contribui para um aprendizado inovador que valoriza tanto as tradições quanto as expressões contemporâneas. No entanto, desafios como a formação inadequada dos educadores, deficiências nas metodologias de ensino e a falta de interesse dos estudantes pelo patrimônio cultural ainda precisam ser superados. Acredita-se que metodologias como a Educação Patrimonial e o Aprendizado Baseado em Projetos (ABP) podem fomentar uma postura crítica nos alunos, formando cidadãos conscientes e ativos na preservação cultural.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF