Título: | EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: DIÁLOGOS URBANOS ENTRE PATRIMÔNIO E O GRAFITE NO ENSINO DE HISTÓRIA | ||||||||||||
Autor: |
ELISANGELA NOGUEIRA ANANIAS |
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Colaborador(es): |
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - Orientador |
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Catalogação: | 22/MAI/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70544&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70544&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70544 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho busca refletir sobre o papel da Educação Patrimonial como
ferramenta essencial para a valorização e preservação do patrimônio cultural,
abrangendo desde construções históricas até manifestações artísticas
contemporâneas, como o grafite. A pesquisa propõe um diálogo entre tradição e
modernidade, fundamental para a formação de cidadãos conscientes de sua
identidade cultural e do papel na preservação do patrimônio. A Educação
Patrimonial sensibiliza a população sobre a importância do patrimônio cultural,
promovendo atividades que incentivam o reconhecimento e a preservação de bens
materiais e imateriais. No contexto escolar, essa abordagem integra-se ao
currículo, principalmente na disciplina de História, conforme o Currículo
Referencial da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ,
2022), fortalecendo o vínculo dos estudantes com sua herança cultural e
promovendo o respeito à diversidade. O grafite, frequentemente associado à
marginalização, é ressignificado como uma forma legítima de arte, abordando
questões sociais e políticas relevantes, e funcionando como um meio de
comunicação visual que transforma o espaço urbano. Em um mundo em constante
transformação, é fundamental que a preservação do patrimônio se adapte às novas
realidades sociais e urbanas. A integração entre Educação Patrimonial, patrimônio
e grafite contribui para um aprendizado inovador que valoriza tanto as tradições
quanto as expressões contemporâneas. No entanto, desafios como a formação
inadequada dos educadores, deficiências nas metodologias de ensino e a falta de
interesse dos estudantes pelo patrimônio cultural ainda precisam ser superados.
Acredita-se que metodologias como a Educação Patrimonial e o Aprendizado
Baseado em Projetos (ABP) podem fomentar uma postura crítica nos alunos,
formando cidadãos conscientes e ativos na preservação cultural.
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