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Título: INFLUÊNCIA DA IMPREGNAÇÃO E DA MATRIZ DE CONCRETO DE ULTRA ALTO DESEMPENHO NO COMPORTAMENTO MECÂNICO DO CONCRETO TÊXTIL DE TECIDO DE CARBONO
Autor: PAMELA PIRES DE PAULA
Colaborador(es): FLAVIO DE ANDRADE SILVA - Orientador
REBECCA MANSUR DE CASTRO SILVA - Coorientador
Catalogação: 20/MAI/2025 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70504&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70504&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70504
Resumo:
O interesse em usar reforços têxteis para concreto tem crescido cada vez mais nas últimas décadas. Os tecidos de carbono, em particular, apresentam excelentes propriedades mecânicas e durabilidade, sendo uma alternativa interessante em aplicações como o concreto têxtil (TRC). No entanto, as fibras de carbono apresentam um modo de falha frágil e uma fraca aderência com matrizes cimentícias. Este trabalho tem como objetivo investigar a influência de tratamentos poliméricos alternativos, nomeadamente um epóxi à base de água (WBEP) e uma resina termoplástica (THRM), e uma matriz de concreto de ultra alto desempenho (UHPC) no comportamento mecânico e estrutural do TRC de carbono. O uso de tratamentos (coatings) poliméricos é um método bem estabelecido para melhorar a aderência de tecidos de carbono com matrizes cimentícias. Ensaios de ângulo de contato foram realizados para entender a influência dos diferentes tratamentos na hidrofobicidade dos cordões de carbono, enquanto ensaios de flexão em três pontos foram conduzidos para avaliar a rigidez conferida pelos revestimentos WBEP e THRM em comparação com tecidos tratados com epóxi (EPXY) e borracha de estireno-butadieno (SBR), disponíveis comercialmente. Ensaios de tração direta foram realizados para avaliar o desempenho mecânico dos compósitos TRC com coatings de WBEP e THRM. Além disso, o comportamento de tração dos tecidos de carbono tratados com epóxi combinados com uma matriz UHPC foi investigado. Os resultados indicam que tanto os revestimentos WBEP quanto THRM exibem propriedades mecânicas comparáveis ao EPXY. A incorporação de fibras de aço dispersas na matriz contribui para aumentar a ductilidade dos compósitos. Os compósitos com a matriz de UHPC mostraram desempenho mecânico superior em comparação com aqueles com a matriz de concreto fino. Os corpos de prova apresentaram maior resistência à primeira fissura, fissuras menores e nenhum spalling. No nível estrutural, vigas de seção I de TRC de carbono com as variáveis mencionadas acima foram ensaiadas sob flexão de quatro pontos. Os resultados demonstraram a adequação dos tratamentos de WBEP e THRM para uso em elementos estruturais TRC, com WBEP apresentando um melhor desempenho estrutural geral. A matriz UHPC também melhorou a capacidade de carga, durabilidade e segurança, sem a ocorrência de spalling. Esses resultados contribuem para o desenvolvimento de estruturas TRC mais duráveis e sustentáveis, potencialmente expandindo a gama de aplicações desse material versátil.
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