Título: | A JUSTIÇA PARA O REINO DE DEUS: ESCATOLOGIA E SECULARIZAÇÃO E A TEOLOGIA POLÍTICA DE JURGEN MOLTMANN | ||||||||||||
Autor: |
EDUARDO VASCONCELOS DE SOUZA |
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Colaborador(es): |
ANTONIO LUIZ CATELAN FERREIRA - Orientador |
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Catalogação: | 19/MAI/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70483&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70483&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70483 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A pesquisa realizada é sobre a relação entre escatologia e secularização com as implicações à luz de uma teologia política de Jurgen Moltmann, e a proposta de pensar uma contribuição teológica da Igreja nos dias atuais valorizando o aspecto da justiça para maior visibilidade do Reino de Deus. Esta tese propõe a questão da história da salvação realizada por Deus, em que toda a história humana é compreendida como um dom, o progresso como evolução para o melhor que a criação, em sua totalidade, pode alcançar. Estas promessas temporais são assumidas como ideal da secularização. Ao observar as realidades, são constados círculos viciosos de morte, gritos por justiça. A tese demonstra como a Igreja compreende o seu agir no tempo mediante o diálogo com a sociedade nas esferas públicas. Apresenta, ainda, o teologizar de Moltmann como reflexão a partir de uma teologia
política da cruz que busca fortalecer a identidade da fé cristã enquanto a articula com a sua relevância pública. Com isto, ocorre um diálogo com o Magistério da Igreja, sobretudo, com as possibilidades hermenêuticas do Concílio Vaticano II, que reconhece a mundanidade do mundo e a solidariedade da Igreja com as mesmas alegrias e esperanças de toda a humanidade. A pesquisa tem metodologia de revisão bibliográfica, tecendo diálogos com teólogos, filósofos, sociólogos e articula uma compreensão de poder que une ao essencial do serviço ao outro e toca a visão eclesiológica como comunhão e diaconia e a compreensão prática da teologia dogmática.
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