Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ESTUDO ESTRUTURAL E MAGNÉTICO DO ALFA-MOO3: EFEITOS DE DOPAGEM E DEFEITOS ESTRUTURAL
Autor: CAIQUE DIEGO DE ABREU LIMA
Colaborador(es): JEFFERSON FERRAZ DAMASCENO FELIX ARAUJO - Orientador
CLEANIO DA LUZ LIMA - Coorientador
Catalogação: 15/MAI/2025 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70453&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70453&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70453
Resumo:
Este trabalho apresenta um estudo das propriedades estruturais e magnéticas do trióxido de molibdênio (MoO3), tanto em sua forma pura quanto dopada com ferro (Fe), visando ampliar suas aplicações industriais. O principal objetivo é melhorar suas propriedades magnéticas por meio da dopagem e do controle de defeitos estruturais. O estudo está dividido em três partes. Na primeira parte, foi realizado um estudo estrutural e magnético do MoO3 dopado com Fe. O material foi produzido pelo método de reação no estado sólido, envolvendo a decomposição térmica do molibdato de amônia e a mistura com diferentes concentrações de Fe. As amostras resultantes foram caracterizadas por Raman, MEV, FTIR e DRX, confirmando a fase ortorrômbica. As propriedades magnéticas foram analisadas por VSM, revelando um comportamento incomum na curva de histerese. Para investigar melhor esse fenômeno, o MoO3 foi sintetizado em um forno, permitindo controle preciso das condições de ambiente, pressão e temperatura, a fim de controlar os defeitos estruturais. Na segunda parte, foram investigadas as condições ideais de ambiente e temperatura para a formação do MoO3 com diferentes defeitos estruturais, mantendo a pureza da fase e evitando a formação de fases secundárias. As sínteses foram realizadas em atmosferas de O2, H2 e Ar, com temperaturas de 450, 550 e 650 graus celsius, sendo as amostras caracterizadas pelas mesmas técnicas mencionadas anteriormente. Os resultados mostraram que, enquanto nos ambientes de H2 e Ar houve a formação de fases secundárias, no ambiente de O2 o MoO3 permaneceu puro em todo o processo. Na terceira parte, o MoO3 foi sintetizado em atmosfera de O2 com variações de tempo e temperatura para gerar amostras com diferentes graus de defeitos estruturais. As amostras, sintetizadas com o mesmo método da segunda parte, foram caracterizadas por espectroscopia Raman, FTIR, DRX e XPS, e as propriedades magnéticas foram novamente analisadas por VSM. Os resultados indicaram que as variações na quantidade de defeitos estruturais entre as amostras estão diretamente relacionadas às suas propriedades magnéticas, o que pode explicar o comportamento atípico observado nesse material.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF