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Estatística
Título: AVALIAÇÃO DE POSTOS DE RECARGA RODOVIÁRIOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA COM APLICAÇÃO DO VPL-ESTOCÁSTICO E SIMULAÇÃO DE MONTE CARLO
Autor: LEONARDO POUBEL GLEICH
Colaborador(es): CARLOS DE LAMARE BASTIAN PINTO - Orientador
Catalogação: 14/MAI/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70443&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70443&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70443
Resumo:
Diversos aspectos evidenciam o irrompimento da eletromobilidade e a substituição progressiva dos veículos a combustão por elétricos. Um fator fundamental para a proliferação do uso desses veículos é a disponibilidade de pontos de recarga, especialmente em rodovias. Diante desse quadro, torna-se relevante discutir a avaliação de empreendimentos em postos de recarga no Brasil e, em particular, como modelar a expectativa de receita diante de possíveis cenários futuros. Este estudo avalia a viabilidade econômico-financeira da instalação de postos de recarga em rodovias, considerando peculiaridades e perspectivas futuras do mercado brasileiro. São propostas duas abordagens: o cálculo do Valor Presente Líquido (VPL), estimado a partir de fluxos de caixa esperados, e o VPL Estocástico (VPL-E), obtido por simulações estocásticas dos fluxos de caixa futuros. Para demonstrar essa metodologia, apresenta-se um estudo de caso hipotético da implementação de um posto de recarga na BR-116, que liga o estado do Rio de Janeiro a São Paulo. Os resultados identificam fatores críticos que impactam a viabilidade dos investimentos, fornecendo subsídios para decisões estratégicas na expansão da mobilidade elétrica. O estudo contribui para a literatura ao explorar a aplicação de métodos probabilísticos no planejamento de infraestrutura em mercados incertos e em desenvolvimento. A pesquisa demonstra que a instalação do posto de recarga apresenta um VPL de 232.163,28 reais, e a mediana do VPL-E é de 224.571,95 reais, evidenciando redução nos retornos esperados quando incertezas antes ignoradas são consideradas, com 15,91 por cento de probabilidade de o VPL-E ser menor ou igual a zero.
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