Título: | O USO DO MITO EM QUADRINHOS E CHARGES FEMINISTAS BRASILEIRAS | ||||||||||||
Autor: |
KATHARINA ALICE RANEFELD |
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Colaborador(es): |
DENISE BERRUEZO PORTINARI - Orientador CARLOS EDUARDO FELIX DA COSTA - Coorientador |
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Catalogação: | 14/MAI/2025 | Língua(s): | INGLÊS - ESTADOS UNIDOS |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70437&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70437&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70437 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta dissertação examina a interseção entre mito, feminismo e quadrinhos no
Brasil, explorando como os mitos sobre as mulheres são construídos, perpetuados
e desafiados por meio da narrativa visual. Aplicando a abordagem semiológica de
Roland Barthes ao mito, este estudo identifica temas recorrentes relacionados à
beleza, corpo, sexualidade, maternidade e saúde mental nos quadrinhos e cartuns
feministas. A pesquisa é conduzida por meio de uma combinação de análise visual
e investigação baseada na prática, utilizando exemplos de cartunistas feministas
brasileiras proeminentes, bem como a própria prática artística da autora.
O estudo traça o desenvolvimento histórico dos quadrinhos feministas, desde as
primeiras caricaturas políticas até os webcomics contemporâneos, destacando os
desafios e conquistas das cartunistas no Brasil. Além disso, aborda o contexto
sociopolítico mais amplo em que esses quadrinhos são produzidos, considerando
questões de gênero, raça e representação. Ao analisar a linguagem visual e os
símbolos recorrentes nos quadrinhos feministas brasileiros contemporâneos, esta
dissertação revela como esses quadrinhos ressignificam mitos tradicionais,
transformando os em ferramentas de resistência e empoderamento.
Por fim, esta pesquisa contribui para a compreensão dos quadrinhos como uma
forma de discurso feminista e ativismo artístico. Demonstra como as narrativas
visuais servem não apenas como reflexo das lutas sociais, mas também como
meio de reescrita das ideologias dominantes.
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