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Título: O USO DO MITO EM QUADRINHOS E CHARGES FEMINISTAS BRASILEIRAS
Autor: KATHARINA ALICE RANEFELD
Colaborador(es): DENISE BERRUEZO PORTINARI - Orientador
CARLOS EDUARDO FELIX DA COSTA - Coorientador
Catalogação: 14/MAI/2025 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70437&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70437&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70437
Resumo:
Esta dissertação examina a interseção entre mito, feminismo e quadrinhos no Brasil, explorando como os mitos sobre as mulheres são construídos, perpetuados e desafiados por meio da narrativa visual. Aplicando a abordagem semiológica de Roland Barthes ao mito, este estudo identifica temas recorrentes relacionados à beleza, corpo, sexualidade, maternidade e saúde mental nos quadrinhos e cartuns feministas. A pesquisa é conduzida por meio de uma combinação de análise visual e investigação baseada na prática, utilizando exemplos de cartunistas feministas brasileiras proeminentes, bem como a própria prática artística da autora. O estudo traça o desenvolvimento histórico dos quadrinhos feministas, desde as primeiras caricaturas políticas até os webcomics contemporâneos, destacando os desafios e conquistas das cartunistas no Brasil. Além disso, aborda o contexto sociopolítico mais amplo em que esses quadrinhos são produzidos, considerando questões de gênero, raça e representação. Ao analisar a linguagem visual e os símbolos recorrentes nos quadrinhos feministas brasileiros contemporâneos, esta dissertação revela como esses quadrinhos ressignificam mitos tradicionais, transformando os em ferramentas de resistência e empoderamento. Por fim, esta pesquisa contribui para a compreensão dos quadrinhos como uma forma de discurso feminista e ativismo artístico. Demonstra como as narrativas visuais servem não apenas como reflexo das lutas sociais, mas também como meio de reescrita das ideologias dominantes.
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