Título: | NATUREZA E DIREITO EM GILLES DELEUZE: O PROBLEMA DA FORMA NOS SEUS PRIMEIROS ESCRITOS | ||||||||||||
Autor: |
RAFAEL CATANEO BECKER |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MAURICIO DE ALBUQUERQUE ROCHA - Orientador GUILLAUME SIBERTIN BLANC - Coorientador |
||||||||||||
Catalogação: | 12/MAI/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70399&idi=1 [fr] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70399&idi=3 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70399 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Antes de maio de 68 e da publicação das suas teses principal e secundária,
Différence et répétition e Spinoza et le problème de l’expression, Deleuze
acumulava uma trajetória de ao menos quinze anos como pesquisador. Entre a
monografia Empirisme et subjectivité (1953) e a exposição pública transcrita
como La méthode de dramatisation (1967), encontramos sete livros publicados,
alguns ensaios e diversos textos esparsos. Em nosso trabalho, procuramos realizar
uma leitura transversal desse período para resgatar os seus principais temas
políticos, assuntos que teriam certa afinidade com o direito, como Deleuze irá
afirmar anos depois. Essas questões perderiam sentido, no entanto, se não
estivessem inseridas em discussões filosóficas mais amplas sobre o naturalismo, o
empirismo, a diferença e assim por diante. Nosso esforço consiste em cruzar essas
linhas e observar, ao final, como uma lenta elaboração em torno da noção de
forma se desenvolve nesses anos iniciais da obra deleuziana.
|
|||||||||||||
|