Título: | ALÉM DA COMPETIÇÃO: ANALISANDO O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM EVENTOS ESPORTIVOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O TURISMO | ||||||||||||
Autor: |
VIVIANE SOARES MAZZA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
ALESSANDRA BAIOCCHI ANTUNES CORREA - Orientador JORGE BRANTES FERREIRA - Coorientador |
||||||||||||
Catalogação: | 12/MAI/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70381&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70381&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70381 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O aumento do número de praticantes de esportes ao ar livre nos últimos anos
tem impulsionado a realização de eventos esportivos em cidades de pequeno
e médio porte, atraindo visitantes e promovendo o turismo. Esta pesquisa
investiga o comportamento do consumidor no turismo esportivo, analisando
as relações entre qualidade do serviço, satisfação, valor percebido, place
attachment e intenções comportamentais em relação ao evento e à cidade.
Para isso, foram aplicados questionários eletrônicos a participantes de dois
eventos distintos, realizados em uma cidade litorânea no sudeste brasileiro, e
os dados foram analisados por meio de modelagem de equações estruturais.
Os resultados indicam que: a satisfação com o evento é um forte preditor do
comportamento da intenção de retorno e de recomendação do evento e a
cidade. Além disso, a qualidade do serviço influencia positivamente o valor
percebido, que, por sua vez, impacta a satisfação com o evento. O estudo
contribui para a literatura sobre comportamento do consumidor em eventos
esportivos com participação ativa, ampliando as discussões sobre
competições de pequena e média escala. Adicionalmente, oferece
conhecimento e ferramentas de aplicação prática para gestores públicos e
privados, permitindo a replicação do estudo em diferentes contextos de
eventos esportivos dessa natureza.
|
|||||||||||||
|