Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ALÉM DA COMPETIÇÃO: ANALISANDO O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM EVENTOS ESPORTIVOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O TURISMO
Autor: VIVIANE SOARES MAZZA
Colaborador(es): ALESSANDRA BAIOCCHI ANTUNES CORREA - Orientador
JORGE BRANTES FERREIRA - Coorientador
Catalogação: 12/MAI/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70381&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70381&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70381
Resumo:
O aumento do número de praticantes de esportes ao ar livre nos últimos anos tem impulsionado a realização de eventos esportivos em cidades de pequeno e médio porte, atraindo visitantes e promovendo o turismo. Esta pesquisa investiga o comportamento do consumidor no turismo esportivo, analisando as relações entre qualidade do serviço, satisfação, valor percebido, place attachment e intenções comportamentais em relação ao evento e à cidade. Para isso, foram aplicados questionários eletrônicos a participantes de dois eventos distintos, realizados em uma cidade litorânea no sudeste brasileiro, e os dados foram analisados por meio de modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que: a satisfação com o evento é um forte preditor do comportamento da intenção de retorno e de recomendação do evento e a cidade. Além disso, a qualidade do serviço influencia positivamente o valor percebido, que, por sua vez, impacta a satisfação com o evento. O estudo contribui para a literatura sobre comportamento do consumidor em eventos esportivos com participação ativa, ampliando as discussões sobre competições de pequena e média escala. Adicionalmente, oferece conhecimento e ferramentas de aplicação prática para gestores públicos e privados, permitindo a replicação do estudo em diferentes contextos de eventos esportivos dessa natureza.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF