Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: MODELO DE MATURIDADE DE BIM COMBINANDO INDÚSTRIA 4.0, SUSTENTABILIDADE E ABORDAGENS MULTICRITÉRIO
Autor: CARLOS ALEJANDRO DÍAZ SCHERY
Colaborador(es): RODRIGO GOYANNES GUSMAO CAIADO - Orientador
SORAIDA AGUILAR VARGAS - Coorientador
Catalogação: 09/MAI/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70376&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70376&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70376
Resumo:
Esta pesquisa propõe o desenvolvimento de um modelo de maturidade BIM (Modelagem da Informação da Construção) que integra aspectos da Indústria 4.0, sustentabilidade e abordagens multicritério para o setor da construção civil. Através de uma metodologia multimétodo, fundamentada na Design Science Research, o estudo combinou revisão de escopo, análise bibliométrica, modelagem multicritério e coleta extensiva de dados qualitativos mediante entrevistas, questionários e grupos focais com especialistas do setor. A investigação identificou 15 indicadores críticos distribuídos em 6 dimensões fundamentais: Processos, Tecnologia, Pessoas, Organização/Estratégia, Política e Sustentabilidade. A análise envolveu 8 projetos de construção no Brasil, utilizando o método ELECTRE TRI-nC em conjunto com lógica fuzzy para avaliar a maturidade BIM. O modelo proposto estabeleceu 6 níveis de maturidade, desde Não existe até Otimizado, permitindo uma classificação robusta dos projetos analisados. Os resultados indicaram que 87,5 por cento dos projetos se encontram no nível Integrado (C3), demonstrando um padrão significativo de desenvolvimento BIM no contexto nacional. O trabalho contribui significativamente para a compreensão e avaliação da maturidade BIM em projetos de construção, oferecendo um framework integrado que considera aspectos de digitalização e sustentabilidade, além de propor estratégias específicas para a evolução entre os níveis de maturidade.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF