Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: ELEMENTOS DO ESTADO CIVIL, FORMAÇÃO DA POLÍTICA EM HOBBES E ESPINOSA E A CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA
Autor: FELIPE JARDIM LUCAS
Colaborador(es): MAURICIO DE ALBUQUERQUE ROCHA - Orientador
Catalogação: 09/MAI/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70368&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70368&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70368
Resumo:
A formação do corpo político com o objetivo de cessar as disputas entre os indivíduos em um potencial e permanente estado de guerra foi uma preocupação que marcou o início da era moderna e inspirou o pensamento daqueles que fundaram as bases do pensamento político, alcançando os dias de hoje. Da mesma forma se deu com a necessidade de barrar a ascensão de governos tirânicos e totalitários, surgidos da justificativa de manutenção da segurança como função máxima do Estado. Por este motivo a discussão acerca da legitimidade, do monopólio da força e do que seria a representação continuam ocupando posição central no esforço de pensar na viabilidade da forma Estado e suas possibilidades. O presente trabalho teve por objetivo, a partir dos debates que se iniciam na era moderna, fazer uma análise dos elementos do estado civil e das fundações políticas com o intuito de pensar nos objetivos do Estado bem como na construção de seus elementos democráticos e, inclusive, resistentes. Para isso, apoiamos o argumento nas teorias políticas de Thomas Hobbes e Baruch de Espinosa que – representando polos distintos mas que dialogam entre si – pensaram na gênese, nos elementos e objetivos do corpo político, bem como na união dos indivíduos sob uma organização instituída. Acreditamos por este caminho poder plantar as bases de nossa análise da democracia como presença na política e dos modos de resistência à sua violação.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF