Título: | HAJA CORAÇÃO!: A MUDANÇA DA PERCEPÇÃO DO PROGRAMA DO SÓCIO-TORCEDOR EM FUNÇÃO DOS RESULTADOS ESPORTIVOS DO TIME | ||||||||||||
Autor: |
LUIZ GUILHERME MONTEIRO PEREIRA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 08/MAI/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70343&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70343&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70343 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este estudo investigou, sob a ótica da Teoria da Identidade Social, a influência do desempenho esportivo de um clube de futebol nas percepções dos membros de seu programa de sócio-torcedor, em relação aos benefícios financeiros e sociais (pertencimento e status) proporcionados pelo programa. Além disso, buscou-se identificar como a atitude dos membros do programa e sua propensão em manter sua afiliação são afetados pelos resultados. Para testar as sete hipóteses formuladas, um estudo longitudinal, sob a forma de painel, foi conduzido com uma amostra de 371 sócios-torcedores de um popular clube de futebol da cidade do Rio de Janeiro, que responderam a um mesmo questionário em quatro momentos distintos. Os resultados sugerem que mesmo indivíduos que têm alto nível de identificação ao clube tiveram alteradas sua atitude e intenção de manter sua afiliação ao programa, em função dos resultados obtidos pela equipe de futebol do clube. No entanto, diferente do que a literatura sugere, tais alterações não foram acompanhadas por mudanças da autoestima, do sentimento de pertencimento e da percepção de status proporcionados pela afiliação ao programa. Isso sugere que outros fatores, como interações sociais, rituais de consumo e mecanismos visíveis e observáveis, atualmente pouco desenvolvidos pelos programas de lealdade dos clubes, podem ser relevantes para o desenvolvimento do sentimento de afiliação, de envolvimento e de distinção social, podendo assim, provocar mudanças na percepção dos benefícios sociais proporcionados pelo programa, em função do desempenho esportivo.
|
|||||||||||||
|