Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: O MODELO DE HESTON E O MERCADO BRASILEIRO DE OPÇÕES
Autor: VINICIUS BRUM GUERRA GOMES
Colaborador(es): ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO PINTO - Orientador
Catalogação: 08/MAI/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70340&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70340&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70340
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo principal realizar uma análise comparativa entre os modelos de precificação de Black e Scholes (1973) e de Heston (1993) de forma a identificar aquele que melhor se adequa à realidade do mercado brasileiro de opções. Para tanto, foi selecionado um conjunto de opções cujas ações subjacentes compunham o IBOVESPA (Índice da Bolsa de Valores do Estado de São Paulo) na data de coleta dos dados (Novembro/2014). Os dados das ações compreendem o período que vai de Janeiro/2000 até Novembro/2014. Para o modelo de Heston, foram abordadas duas alternativas de estimação da volatilidade: a estimação por GARCH (Generalized Autoregressive Conditional Heteroskedasticity) e por EGARCH (Exponential General Autoregressive Conditional Heteroskedastic). A análise de tais resultados foi realizada a partir da comparação entre três indicadores de erro: MAE (Erro Médio Absoluto), MAPE (Erro Absoluto Médio Percentual) e MSE (Erro Quadrático Médio). Após a realização deste estudo empírico para cada opção selecionada foi verificado que o modelo de Heston aparece como a melhor alternativa de precificação de opções.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF