Título: | PRIMEIRA GERAÇÃO DA FAMÍLIA NA UNIVERSIDADE: EXPECTATIVAS, SUPORTE E DESAFIOS À PERMANÊNCIA | ||||||||||||
Autor: |
LAISA AZEVEDO ESTEVES DE BARROS |
||||||||||||
Colaborador(es): |
ANDREA SEIXAS MAGALHAES - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 05/MAI/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70221&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70221&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70221 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o papel da família na
construção do projeto profissional de jovens pertencentes à primeira geração da
família a ingressar no Ensino Superior. Foi realizada uma pesquisa de natureza
qualitativa, na qual foram entrevistados 3 homens e 5 mulheres, estudantes bolsistas
de uma instituição privada do Rio de Janeiro, com idade entre 18 e 30 anos e
residentes na região Metropolitana do Rio de Janeiro. Foi utilizado o método de
análise de conteúdo para análise dos dados. Emergiram cinco categorias principais:
vai ficar milionário!: expectativas familiares; eu quero é reformar essa casa
inteira: reparação social como forma de lealdade familiar; suporte familiar na
universidade; diferenciação e pertencimento; desafios da permanência na
universidade. As discussões dos resultados serão apresentadas em três artigos.
Constatou-se que é a partir da relação com a sua rede de apoio, sobretudo as
famílias, que os jovens constroem seus projetos profissionais, incluindo tanto as
motivações e as expectativas pelo ingresso no Ensino Superior, como o significado
do valor do trabalho e da formação universitária. Observou-se que, apesar de a
família estar presente em diferentes etapas da rotina acadêmica dos jovens, há
limitações de apoio oferecido, relacionados à falta de conhecimento dos familiares
sobre experiência universitária e às dificuldades de suprir financeiramente os custos
da formação acadêmica. Para além disso, nota-se que as redes de apoio mais
extensas, como colegas de turma, corpo docente e serviços de apoio ao estudante,
são fundamentais para o acolhimento e oferecimento de orientações aos jovens na
trajetória acadêmica, suplementando o apoio recebido da família.
|
|||||||||||||
|