Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: PRIMEIRA GERAÇÃO DA FAMÍLIA NA UNIVERSIDADE: EXPECTATIVAS, SUPORTE E DESAFIOS À PERMANÊNCIA
Autor: LAISA AZEVEDO ESTEVES DE BARROS
Colaborador(es): ANDREA SEIXAS MAGALHAES - Orientador
Catalogação: 05/MAI/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70221&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70221&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70221
Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o papel da família na construção do projeto profissional de jovens pertencentes à primeira geração da família a ingressar no Ensino Superior. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual foram entrevistados 3 homens e 5 mulheres, estudantes bolsistas de uma instituição privada do Rio de Janeiro, com idade entre 18 e 30 anos e residentes na região Metropolitana do Rio de Janeiro. Foi utilizado o método de análise de conteúdo para análise dos dados. Emergiram cinco categorias principais: vai ficar milionário!: expectativas familiares; eu quero é reformar essa casa inteira: reparação social como forma de lealdade familiar; suporte familiar na universidade; diferenciação e pertencimento; desafios da permanência na universidade. As discussões dos resultados serão apresentadas em três artigos. Constatou-se que é a partir da relação com a sua rede de apoio, sobretudo as famílias, que os jovens constroem seus projetos profissionais, incluindo tanto as motivações e as expectativas pelo ingresso no Ensino Superior, como o significado do valor do trabalho e da formação universitária. Observou-se que, apesar de a família estar presente em diferentes etapas da rotina acadêmica dos jovens, há limitações de apoio oferecido, relacionados à falta de conhecimento dos familiares sobre experiência universitária e às dificuldades de suprir financeiramente os custos da formação acadêmica. Para além disso, nota-se que as redes de apoio mais extensas, como colegas de turma, corpo docente e serviços de apoio ao estudante, são fundamentais para o acolhimento e oferecimento de orientações aos jovens na trajetória acadêmica, suplementando o apoio recebido da família.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF