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Título: HETEROGENEIDADE NEUROPSICOLÓGICA DOS TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS EM UMA CLÍNICA PSIQUIÁTRICA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Autor: VALKIRIA DOS ANJOS F S DA SILVA
Colaborador(es): HELENICE CHARCHAT FICHMAN - Orientador
Catalogação: 05/MAI/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70216&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70216&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70216
Resumo:
Os Transtornos do Neurodesenvolvimento (TND) têm início na infância, e afetam o funcionamento cognitivo, comportamental e socioemocional. As dificuldades na identificação inicial dos sintomas pelos cuidadores, bem como a grande variabilidade nos perfis cognitivos observados nessas crianças, são alguns dos principais desafios enfrentados por psicólogos e psiquiatras para realizar um diagnóstico preciso. Para contribuir com esse entendimento, esta dissertação investigou, em dois estudos complementares, fatores envolvidos na busca por atendimento psiquiátrico e a heterogeneidade cognitiva desses transtornos. O primeiro estudo analisou o perfil de queixas subjetivas iniciais (QSI) relatadas por cuidadores de crianças e adolescentes atendidos em um ambulatório psiquiátrico, explorando sua relação com os diagnósticos de TND e transtornos de ansiedade. Dificuldades de aprendizagem foram as queixas mais frequentes (42,6 por cento), seguidas por hiperatividade/impulsividade (41 por cento) e comportamentos desafiadores/opositivos (39,3 por cento). Além disso, padrões restritos/repetitivos e inflexibilidade distinguiram indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) daqueles com Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) ou Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). O segundo estudo explorou a heterogeneidade intelectual em crianças e adolescentes com TDAH, TEA e/ou TDI, por meio de testes neuropsicológicos. Uma análise hierárquica de clusters revelou três perfis distintos: Desempenho Cognitivo Preservado (DCP), Inferior à Média (IM) e Rebaixamento Global (RG), diferenciando-se pelo grau de prejuízo cognitivo. ANOVAs indicaram diferenças significativas nos escores de quociente intelectual e nas medidas cognitivas analisadas (p menor ou igual .001) entre os três grupos. Enquanto pacientes com TEA e/ou TDAH se distribuíram entre DCP e IM, o grupo RG foi composto majoritariamente por crianças com TDI. Os achados reforçam a necessidade de intervenções direcionadas tanto para sintomas externalizantes, que tendem a ser mais percebidos pelos cuidadores, quanto psicoeducação sobre sintomas internalizantes, que podem passar despercebidos. Ainda, a identificação de perfis neuropsicológicos que se distinguem a partir do grau de prejuízo evidencia a heterogeneidade cognitiva nos TND, auxiliando no planejamento de estratégias terapêuticas mais adequadas de acordo com o funcionamento cognitivo.
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