Título: | PERSPECTIVAS DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO | ||||||||||||
Autor: |
MARIANA MONTENEGRO DE MOURA |
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Colaborador(es): |
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA - Orientador |
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Catalogação: | 05/MAI/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70212&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70212&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70212 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
As tecnologias digitais vêm exercendo influência crescente em nosso cotidiano, especialmente na área da educação. No momento, está em pauta, com muita ênfase, a Inteligência Artificial (IA). Muito se diz sobre os benefícios da IA com fins educacionais, mas ainda parece ser incerto como ela está, de fato, afetando métodos de ensino, práticas de aprendizagem e, sobretudo, os papeis de professores e alunos. Esta dissertação tem como objetivo geral analisar as concepções de professores universitários sobre a IA e sua utilização na educação. Os objetivos específicos são: 1) investigar as concepções dos docentes acerca da IA; 2) examinar
as perspectivas dos professores sobre usos de IA em sala de aula e fora dela; 3) analisar as decorrências vislumbradas pelos professores a partir do uso de artefatos de IA. A coleta de dados envolveu entrevistas com um grupo de oito professores voluntários de uma Instituição de Ensino Superior privada do Rio de Janeiro, conduzidas entre setembro e outubro de 2024. O corpo de dados foi submetido a uma análise de conteúdo categorial. A fundamentação teórica adotada inclui literatura acerca da inteligência artificial na educação, assim como textos que abordam temas mais gerais do campo da Educação e Tecnologia. Os achados estão organizados de acordo com as seguintes temáticas: concepções de IA; usos de IA na prática docente; impactos do uso. O estudo sugere que, apesar dos docentes mostrarem, majoritariamente, diferentes níveis de conhecimento sobre usos da IA
na Educação, suas perspectivas variam entre o encantamento e a rejeição, sendo a ideia de desenvolver diferentes formas de criticidade nos alunos um aspecto compartilhado entre todos os entrevistados.
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