Título: | EDUCAÇÃO E ENTRETENIMENTO NO TIKTOK: ESTRATÉGIAS DE CRIADORES DE CONTEÚDO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA | ||||||||||||
Autor: |
PEDRO BARROSO DO NASCIMENTO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 05/MAI/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70210&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70210&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70210 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O TikTok é uma das redes sociais mais populares no Brasil, sendo amplamente utilizado por diferentes faixas etárias para consumo de entretenimento e informação. Considerando essa dinâmica no cenário digital brasileiro, este estudo investiga como criadores de conteúdo com formação em ciências biológicas utilizam o TikTok para ensinar conceitos científicos, explorando as estratégias adotadas por eles para equilibrar educação e engajamento na plataforma, levando em consideração as limitações do formato da rede na profundidade do conhecimento apresentado. Para isso, foram analisados vídeos de três grandes criadores brasileiros, Yago Stephano, Ana e Matheus Mesquita, além de uma entrevista com Yago Stephano, buscando compreender sua percepção sobre os desafios e potencialidades do TikTok como ferramenta de ensino. Os resultados indicam conteúdos variados entre os criadores, de explicações de vídeos virais a observações no microscópio e que o uso de humor e referências a cultura pop são estratégias central para aumentar o engajamento do público. No entanto, a necessidade de adaptar os conteúdos às exigências do algoritmo pode levar à superficialização e limitação da variedade de temas abordados. Conclui-se que, apesar dos desafios, o TikTok se mostra uma ferramenta relevante para a divulgação científica, tornando conceitos complexos mais acessíveis a uma ampla audiência.
|
|||||||||||||
|