Título: | BRANDING GASTRONÔMICO NO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA SOBRE OS OLHARES DO GESTOR E DO CONSUMIDOR | ||||||||||||
Autor: |
GABRIELA BADIANI GIBIER DE SOUZA |
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Colaborador(es): |
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA - Orientador |
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Catalogação: | 29/ABR/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70169&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70169&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70169 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta dissertação apresenta estudo sobre a interação entre as intenções
narrativas dos proprietários de restaurantes no Rio de Janeiro, o branding
estabelecido para as marcas dos restaurantes e a percepção dos consumidores,
utilizando a semiótica como ferramenta analítica para compreender como esses
elementos afetam o sucesso dos estabelecimentos no setor gastronômico da
cidade, especificamente na Zona Sul. A pesquisa foca em três restaurantes:
Jobi, Tapí e Tissai, com o intuito de identificar as práticas de branding
estabelecidas e como elas influenciam a experiência do consumidor. Para isso,
utilizou-se o modelo de projeto de marca proposto por Semprini (2010), a fim de
comparar o projeto e as manifestações das marcas dos restaurantes. Foram
realizadas entrevistas em profundidade com proprietários de restaurantes e
clientes para coletar dados e analisar as diferentes perspectivas sobre as
marcas. A aplicação da semiótica discursiva no estudo de marcas, embora não
seja recente, ainda é subexplorada e oferece um grande potencial para otimizar
práticas de marketing. A presente pesquisa, portanto, oferece uma abordagem
que pode enriquecer a literatura acadêmica da área de gestão de marcas. Do
ponto de vista gerencial, a pesquisa forneceu insights práticos para aprimorar a
conexão entre as marcas e o consumidor, colaborando para a satisfação do
cliente e a competitividade das marcas no mercado.
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