Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: REVISITANDO O ÉWARE A PARTIR DO MUSEU MAGUTA E DO MUSEU DOS MISSIONÁRIOS DO AMAZONAS
Autor: REGIVALDO SILVA DO NASCIMENTO
Colaborador(es): FELIPE SUSSEKIND VIVEIROS DE CASTRO - Orientador
Catalogação: 28/ABR/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70136&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70136&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70136
Resumo:
O presente trabalho tem como principal objetivo analisar, a partir do método comparativo, a maneira como o Museu Magüta, localizado na cidade de Benjamin Constant, Amazonas, e o Museu dos Missionários do Amazonas, que está na cidade de Assis, Itália lidam com os artefatos ticuna. Tal análise tem como marco regulador o incêndio do Museu Nacional ocorrido no dia 2 de setembro de 2018. Para melhor compreender o processo de criação desses museus, a pesquisa intitulada Revisitando o Éware a partir do Museu Magüta e do Museu dos Missionários do Amazonas leva em consideração seus processos de criação, a formação dos acervos, os elementos contidos nas atuais exposições e, por fim, as narrativas desses museus. De forma transversal, a pesquisa é pautada pelo debate provocado pelo encontro entre o movimento que se convencionou chamar de Antropologia decolonial e a Nova Museologia. Assim, juntamente com a trajetória dos museus, podemos entender o processo de assimilação do museu pelos Ticuna, de um lado, e o trabalho missionário realizado pelos capuchinhos da Úmbria no Amazonas, de outro.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF