Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: UMA SOCIOLOGIA CULTURAL DO MUSEO VIRTUALE DELL EMIGRAZIONE EMILIANO ROMAGNOLA NEL MONDO (MIGRER)
Autor: ALINNE FERREIRA DA SILVA
Colaborador(es): FERNANDO CARDOSO LIMA NETO - Orientador
Catalogação: 28/ABR/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70123&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70123&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70123
Resumo:
A colonização italiana em Porto Real (RJ), iniciada em 1875, resultou na fundação de um núcleo familiar de imigrantes provenientes do norte da Itália dedicados ao cultivo da cana-de-açúcar na região sul-fluminense. A criação da Associação Vittorio Emanuele II (AVE II) pelos descendentes na década de 1990 e a sua inserção no Museo Virtuale Dell’Emigrazione Emiliano-Romagnola nel Mondo (MIGRER), colocou a associação e, consequentemente, a cidade de Porto Real a um patamar de reconhecimento internacional em torno da defesa dos legados deixados pelos emigrantes da região da Emilia-Romagna. A visibilidade que o MIGRER propicia ao município oferece um conjunto de relações na qual as noções de redes, museu e cultura se agregam de forma a pensar o fenômeno de formação identitária de um grupo e seu pertencimento local. A pesquisa encontra-se estruturada em três eixos principais: a revisão da literatura sobre sociologia cultural; a contextualização histórica do município de Porto Real, com ênfase no processo imigratório italiano em âmbito local e nacional, e no papel do museu como instituição; e, por fim, a análise da atuação do MIGRER através das associações e o conceito de redes, buscando compreender as manifestações culturais locais, globais e virtuais. O estudo foi realizado a partir de levantamento bibliográfico acompanhado do trabalho de campo, com intuito de analisar a contribuição teórica clássica e contemporânea junto com as manifestações presentes no local.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF