Título: | A (RE)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE PROFISSIONAL E ORGANIZACIONAL E A EXPERIÊNCIA DE AFILIAÇÃO NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE INGLÊS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
CLAUDIA REGINA DE SOUZA |
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Colaborador(es): |
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA - Orientador |
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Catalogação: | 02/SET/2005 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7002&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7002&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7002 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O presente trabalho analisa como os impactos da
implementação de um modelo
de cultura empresarial nos cursos de ensino de inglês
incidem na (re)construção da
identidade dos professores e, conseqüentemente, no seu
sentimento de afiliação
àquelas instituições. À luz de conceitos como identidade,
contrato psicológico e
comodificação e com base em entrevistas de pesquisa feitas
com professoras de
duas instituições, procuramos investigar como esta mudança
vem afetando o
sentimento de continuidade biográfica das professoras como
indivíduos, profissionais
e membros daquelas organizações. Os resultados sugerem que
tal mudança faz
emergir conflitos de representação em relação à tarefa de
ensinar, ao papel do
professor e à imagem da instituição, com conseqüências no
sentimento de maior ou
menor pertencimento à organização e no processo de
construção de uma narrativa
pessoal coerente.
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