Título: | RECURSOS DIDÁTICOS SOB O ENFOQUE DO DESIGN EM PARCERIA: UMA TRANSGRESSÃO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA | ||||||||||||
Autor: |
VANESSA VILLARINHO ESTEVES CASTRO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES - Coorientador |
||||||||||||
Catalogação: | 10/ABR/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69918&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69918&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69918 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta dissertação reflete sobre duas décadas de experiência no
magistério, destacando a importância de trabalhos significativos e
colaborativos no processo de ensino-aprendizagem. A partir da questão
central sobre a possibilidade de revitalizar o encantamento pela escola,
que muitas vezes se perde devido à ausência de atividades lúdicas e
criativas, o texto apresenta exemplos práticos de atividades colaborativas
e criativas nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura. Estas práticas
visam recuperar o afeto e o protagonismo dos estudantes e dos
professores, estabelecendo um ponto de conexão com o Design em
Parceria. Nesse contexto, tanto professores quanto estudantes
colaboram para criar soluções inovadoras para desafios ou projetos
específicos, refletindo a preocupação em buscar novas abordagens e
formas criativas de ensino, alinhadas com os princípios do Design para
formar pessoas mais críticas e engajadas.
|
|||||||||||||
|