Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: RECURSOS DIDÁTICOS SOB O ENFOQUE DO DESIGN EM PARCERIA: UMA TRANSGRESSÃO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autor: VANESSA VILLARINHO ESTEVES CASTRO
Colaborador(es): RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES - Coorientador
Catalogação: 10/ABR/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69918&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69918&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69918
Resumo:
Esta dissertação reflete sobre duas décadas de experiência no magistério, destacando a importância de trabalhos significativos e colaborativos no processo de ensino-aprendizagem. A partir da questão central sobre a possibilidade de revitalizar o encantamento pela escola, que muitas vezes se perde devido à ausência de atividades lúdicas e criativas, o texto apresenta exemplos práticos de atividades colaborativas e criativas nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura. Estas práticas visam recuperar o afeto e o protagonismo dos estudantes e dos professores, estabelecendo um ponto de conexão com o Design em Parceria. Nesse contexto, tanto professores quanto estudantes colaboram para criar soluções inovadoras para desafios ou projetos específicos, refletindo a preocupação em buscar novas abordagens e formas criativas de ensino, alinhadas com os princípios do Design para formar pessoas mais críticas e engajadas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF