Título: | MINERAÇÃO DE PROCESSOS APLICADA AO PAGAMENTO DE FRETES | ||||||||||||
Autor: |
GLAUCE DA SILVA DE SOUSA UEHARA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
LEILA FIGUEIREDO DANTAS - Orientador IGOR TONA PERES - Coorientador |
||||||||||||
Catalogação: | 08/ABR/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69892&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69892&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69892 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A implantação de um processo de conferência e pagamento de fretes eficiente é
importante para garantir que os acordos contratuais sejam cumpridos e que o caixa das
empresas envolvidas não seja penalizado devido a erros ou ineficiências no processo. Dito
isso, o presente trabalho tem por objetivo aplicar técnicas de mineração de processos em
uma célula de conferência e pagamento de fretes de uma empresa brasileira fabricante de
lubrificantes, a fim de encontrar o modelo atual do processo, identificar possíveis
ineficiências e desvios do processo padrão e propor melhorias. Como resultado, pode-se
observar que as cinco transportadoras analisadas apresentaram as atividades Revisar
Documento como gargalo e Exportar Fatura como a de maior frequência. Este gargalo
justifica os prolongamentos no processo, além das recorrentes divergências nas faturas
encaminhadas para conferência na etapa REVISAR DOCUMENTO. Foi proposto um
plano de ação de três etapas (processo, pessoas e tecnologia) visando a melhoria do
processo atual e a aproximação do mesmo ao processo padrão.
|
|||||||||||||
|