Título: | IGUALITARISMO NEGRO E LUTAS POR DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DA JUDICIALIZAÇÃO DA LEI NÚMERO 12.711/2012 NO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA SEGUNDA REGIÃO (TRF2) | ||||||||||||
Autor: |
HELOISA DE FARIA PACHECO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
GISELE GUIMARAES CITTADINO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 08/ABR/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69888&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69888&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69888 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A dissertação pretende compreender a permanência da
judicialização das políticas de ações afirmativas nas universidades públicas
federais, que visam a democratização do acesso ao ensino superior público
brasileiro e colocam em debate sua própria funcionalidade para
manutenção ou superação das desigualdades no país. Em um momento
em que se completa a primeira década de implementação da Lei número
12.711/2012 nestas instituições, busca analisar o que se encontra em
disputa na efetivação desses programas. Para tanto, recorre à categoria
Igualitarismo Negro, desenvolvida por Antonio Sergio Alfredo Guimarães,
para entender os desafios que as lutas e formas de resistência do
movimento negro trazem para os processos de invenção democrática,
notadamente para o reconhecimento das desigualdades raciais, a
aprovação de políticas de igualdade (promocionais e antidiscriminatórias)
e o enfrentamento ao racismo no campo educacional. Ademais, dimensiona
como os procedimentos de fiscalização e verificação das condições de
beneficiários está no cerne das controvérsias e dos debates legislativos,
jurisprudenciais, acadêmicos e midiáticos, ensejando distintas formas de
formulação e concretização da política pública. A partir desses dois
subsídios, são analisadas quarenta e uma decisões (41) proferidas pelo
Tribunal Regional Federal da Segunda Região (TRF2), que possui jurisdição no
Rio de Janeiro e no Espírito Santo, concernentes à execução da Lei de
Cotas pelas universidades localizadas nesses estados (UFES, UFF, UFRJ,
UFRRJ, UNIRIO). Inicialmente, como objetivos específicos, buscou-se
identificar a natureza da demanda, a classe da ação, as Turmas Recursais
que proferiram as decisões, o ano da decisão, as universidades envolvidas,
a sub-cota judicializada, o autor do recurso, o tipo de assistência jurídica
dos candidatos, o curso de graduação judicializado, as manifestações do
Ministério Público Federal e das gestões universitárias e o resultado das
decisões em segunda instância. Em sequência, com o objetivo de
compreender os dissensos e o posicionamento do TRF2, analisa-se os
argumentos apresentados pelos autores dos recursos e a fundamentação
da decisão do órgão colegiado. Objetiva-se, assim, compreender as
disputas que permanecem após uma década de implementação da
legislação federal, em especial quanto à adoção de instrumentos de
controle do efetivo acesso dos seus sujeitos de direito à educação superior.
|
|||||||||||||
|