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Título: GRÊMIOS ESCOLARES E NOVOS CAMINHOS PARTICIPATIVOS: UM ESTUDO DE CASO
Autor: CAMILA MOURA PINTO
Colaborador(es): ROSALY HERMENGARDA LIMA BRANDAO - Orientador
Catalogação: 01/ABR/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69802&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69802&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69802
Resumo:
Pesquisas acadêmicas na área de juventude e política vêm apontando que a via política tradicional tem sido rejeitada como caminho participativo pela grande maioria dos jovens brasileiros. Também suas causas e bandeiras, de acordo com as mesmas reflexões, vão adquirindo ação mais local, destacando-se forte atuação nos bairros, vizinhanças e nas escolas, configurando novos espaços e formas de engajamento. Partindo destas colocações, esta pesquisa buscou compreender o atual significado dos grêmios estudantis, visto que essas associações são historicamente conhecidas por abrigarem as primeiras experiências e vivências políticas da juventude. Buscando enfocar os sentidos atribuídos pelos próprios jovens ao grêmio, a pesquisadora escolheu como metodologia de pesquisa o estudo de caso junto a um grêmio atuante em uma escola confessional católica do Rio de Janeiro, utilizando como referencial metodológico, Robert Yin (2010). O conceito de política utilizado procurou relacionar três concepções da mesma, a saber: a relação amigo-inimigo (BOBBIO, 1986), como estratégia de convivência (PARO, 2002, 2010) e como ação transformadora, oriundo das opiniões dos próprios sujeitos da pesquisa. O grêmio foi compreendido enquanto organização política, pois levou em consideração a dimensão política de suas atividades, destacando a relação entre a entidade estudantil e uma das coordenações do colégio, assim como a negociação por espaços de atuação dentro da escola, compreendidas enquanto uma situação de Jogo Político escolar. Por afastar-se de concepções que limitam o significado político do grêmio à sua vinculação ao movimento estudantil, a pesquisadora acredita que o estudo amplia o entendimento acerca da interface entre juventude, política.
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