Título: | GRÊMIOS ESCOLARES E NOVOS CAMINHOS PARTICIPATIVOS: UM ESTUDO DE CASO | ||||||||||||
Autor: |
CAMILA MOURA PINTO |
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Colaborador(es): |
ROSALY HERMENGARDA LIMA BRANDAO - Orientador |
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Catalogação: | 01/ABR/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69802&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69802&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69802 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Pesquisas acadêmicas na área de juventude e política vêm apontando que a
via política tradicional tem sido rejeitada como caminho participativo pela grande
maioria dos jovens brasileiros. Também suas causas e bandeiras, de acordo com as
mesmas reflexões, vão adquirindo ação mais local, destacando-se forte atuação
nos bairros, vizinhanças e nas escolas, configurando novos espaços e formas de
engajamento. Partindo destas colocações, esta pesquisa buscou compreender o
atual significado dos grêmios estudantis, visto que essas associações são
historicamente conhecidas por abrigarem as primeiras experiências e vivências
políticas da juventude. Buscando enfocar os sentidos atribuídos pelos próprios
jovens ao grêmio, a pesquisadora escolheu como metodologia de pesquisa o
estudo de caso junto a um grêmio atuante em uma escola confessional católica
do Rio de Janeiro, utilizando como referencial metodológico, Robert Yin (2010).
O conceito de política utilizado procurou relacionar três concepções da mesma, a
saber: a relação amigo-inimigo (BOBBIO, 1986), como estratégia de convivência
(PARO, 2002, 2010) e como ação transformadora, oriundo das opiniões dos
próprios sujeitos da pesquisa. O grêmio foi compreendido enquanto organização
política, pois levou em consideração a dimensão política de suas atividades,
destacando a relação entre a entidade estudantil e uma das coordenações do
colégio, assim como a negociação por espaços de atuação dentro da escola,
compreendidas enquanto uma situação de Jogo Político escolar. Por afastar-se
de concepções que limitam o significado político do grêmio à sua vinculação ao
movimento estudantil, a pesquisadora acredita que o estudo amplia o
entendimento acerca da interface entre juventude, política.
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