Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: POLIEDRO: UM NOVO FRAMEWORK ANALÍTICO COM REGULARIZAÇÃO NÃO PARAMÉTRICA ORIENTADA POR DADOS
Autor: TOMAS FREDERICO MACIEL GUTIERREZ
Colaborador(es): DAVI MICHEL VALLADAO - Orientador
BERNARDO KULNIG PAGNONCELLI - Coorientador
Catalogação: 31/MAR/2025 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69781&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69781&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69781
Resumo:
PolieDRO é um novo framework com aplicações tanto no âmbito preditivo quanto prescritivo. Ela aproveita o poder e a flexibilidade da Otimização Robusta a Distribuições (DRO) orientada por dados para evitar a necessidade de hiperparâmetros de regularização, ao mesmo tempo em que extrai estrutura dos dados subjacentes. No âmbito preditivo, a literatura recente mostra que métodos tradicionais de aprendizado de máquina, como SVM e (square-root) LASSO, podem ser formulados como problemas de DRO baseados em métricas de distância de Wasserstein. Inspirados por esses resultados, propomos um conjunto de ambiguidades sem hiperparâmetros que explora a estrutura poliédrica de invólucros convexos orientados por dados, gerando métodos de regressão e classificação computacionalmente viáveis para qualquer função de perda convexa. Resultados numéricos baseados em 100 bancos de dados do mundo real e um extenso experimento com dados gerados sinteticamente mostram que nossos métodos superam consistentemente seus equivalentes tradicionais. No âmbito prescritivo, desenvolvemos um modelo de otimização de portfólio no qual a abordagem DRO é empregada simultaneamente nos níveis de risco e retorno. Aplicando este modelo a dados financeiros reais que abrangem várias décadas, alcançamos um desempenho consistentemente superior em comparação com um benchmark tradicional.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF