Título: | A MATEMÁTICA E O SOM | ||||||||||||
Autor: |
ALBINA POYARES DE MELLO BHERING |
||||||||||||
Colaborador(es): |
EDUARDO BARBOSA PINHEIRO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 27/MAR/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69775&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69775&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69775 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho de conclusão de mestrado mostra uma forma de ensinar
conceitos matemáticos, tais como frações, proporções, séries geométricas de
maneira interdisciplinar, com a Música e a Física, utilizando a cultura maker. Para
isso, são apresentados conceitos matemáticos existentes na Música, tais como:
ritmo, harmonia, acordes e escalas musicais. Apresentam-se também conceitos
matemáticos presentes nas ondas sonoras de tubos. Este trabalho interdisciplinar
culminou na construção de instrumentos musicais como aplicação prática de
conceitos físicos e matemáticos. O instrumento tubofone foi feito com tubos PVC,
no qual conceitos aprendidos foram aplicados na sua construção com alunos do
oitavo ano do Ensino Fundamental, buscando incentivar o protagonismo do aluno
no ambiente escolar. O instrumento flauta de pan foi feito com conceitos de
fração. Ao final, evidencia-se que a integração entre os conceitos da Matemática
aplicados à Música podem ser uma oportunidade de ensino e aprendizagem com
uma abordagem metodológica integrativa, uma vez que desperta a curiosidade e
interesse dos alunos, além estimular situações em que professores e alunos atuam
juntos em situações concretas, usando a filosofia maker, cultura faça você
mesmo.
|
|||||||||||||
|