Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: A MATEMÁTICA E O SOM
Autor: ALBINA POYARES DE MELLO BHERING
Colaborador(es): EDUARDO BARBOSA PINHEIRO - Orientador
Catalogação: 27/MAR/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69775&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69775&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69775
Resumo:
Este trabalho de conclusão de mestrado mostra uma forma de ensinar conceitos matemáticos, tais como frações, proporções, séries geométricas de maneira interdisciplinar, com a Música e a Física, utilizando a cultura maker. Para isso, são apresentados conceitos matemáticos existentes na Música, tais como: ritmo, harmonia, acordes e escalas musicais. Apresentam-se também conceitos matemáticos presentes nas ondas sonoras de tubos. Este trabalho interdisciplinar culminou na construção de instrumentos musicais como aplicação prática de conceitos físicos e matemáticos. O instrumento tubofone foi feito com tubos PVC, no qual conceitos aprendidos foram aplicados na sua construção com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental, buscando incentivar o protagonismo do aluno no ambiente escolar. O instrumento flauta de pan foi feito com conceitos de fração. Ao final, evidencia-se que a integração entre os conceitos da Matemática aplicados à Música podem ser uma oportunidade de ensino e aprendizagem com uma abordagem metodológica integrativa, uma vez que desperta a curiosidade e interesse dos alunos, além estimular situações em que professores e alunos atuam juntos em situações concretas, usando a filosofia maker, cultura faça você mesmo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF