Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: DIDÁTICA DA HISTÓRIA E A REPRESENTAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE TEMPORALIDADE HISTÓRICA PARA TURMAS DE SEXTO ANO ATRAVÉS DA AULA-OFICINA
Autor: FABIO DE MELO ASSUMPCAO
Colaborador(es): MAURICIO BARRETO ALVAREZ PARADA - Orientador
Catalogação: 20/MAR/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69698&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69698&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69698
Resumo:
Ensinar História a partir de imagens ainda é uma prática pouco utilizada na sala de aula. Esta pesquisa, através da perspectiva da Didática da História proposta pelo historiador Jörn Rüssen, tem por objetivo discutir como o uso do desenho pode ser utilizado para o aprendizado da temporalidade histórica, objeto do conhecimento proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa decorre de uma prática de aula com turmas de sexto ano do Ensino Fundamental, por mim desenvolvida e que me acompanha desde 1999 quando comecei a minha vida profissional. Esta prática consiste no desenvolvimento de uma oficina de ensino de História intitulada Vamos aprender a (sua) História? que têm por objetivos fazer com o que os alunos que saem dos anos iniciais descubram um sentido em aprender História a partir de suas próprias experiências e memórias. A geração de vínculo com os alunos é o primeiro passo para colocar em prática a Didática da História. Esta pesquisa usará como fonte a produção intelectual dos alunos, narradas pictoricamente, para comprovar o efetivo aprendizado histórico a partir da sua consciência histórica A oficina de desenho foi realizada entre fevereiro e março de 2024 no GET Escrito Millôr Fernandes, localizado na Maré, cidade do Rio de Janeiro.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF