Título: | DIDÁTICA DA HISTÓRIA E A REPRESENTAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE TEMPORALIDADE HISTÓRICA PARA TURMAS DE SEXTO ANO ATRAVÉS DA AULA-OFICINA | ||||||||||||
Autor: |
FABIO DE MELO ASSUMPCAO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MAURICIO BARRETO ALVAREZ PARADA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 20/MAR/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69698&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69698&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69698 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Ensinar História a partir de imagens ainda é uma prática pouco utilizada na sala
de aula. Esta pesquisa, através da perspectiva da Didática da História proposta pelo
historiador Jörn Rüssen, tem por objetivo discutir como o uso do desenho pode ser
utilizado para o aprendizado da temporalidade histórica, objeto do conhecimento
proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa decorre de uma
prática de aula com turmas de sexto ano do Ensino Fundamental, por mim desenvolvida e
que me acompanha desde 1999 quando comecei a minha vida profissional. Esta prática
consiste no desenvolvimento de uma oficina de ensino de História intitulada Vamos
aprender a (sua) História? que têm por objetivos fazer com o que os alunos que saem
dos anos iniciais descubram um sentido em aprender História a partir de suas próprias
experiências e memórias. A geração de vínculo com os alunos é o primeiro passo para
colocar em prática a Didática da História. Esta pesquisa usará como fonte a produção
intelectual dos alunos, narradas pictoricamente, para comprovar o efetivo aprendizado
histórico a partir da sua consciência histórica A oficina de desenho foi realizada entre
fevereiro e março de 2024 no GET Escrito Millôr Fernandes, localizado na Maré, cidade
do Rio de Janeiro.
|
|||||||||||||
|