Título: | VIS-SEMA: APOIO AO DESIGN DE VISUALIZAÇÕES DE DADOS PARA NOVATOS | ||||||||||||
Autor: |
BRUNA MORAES FERREIRA |
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Colaborador(es): |
SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA - Orientador |
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Catalogação: | 20/MAR/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69687&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69687&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69687 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Interpretar e criar visualizações de dados são habilidades essenciais na
sociedade atual, em que o uso de dados é intensivo. Visualizações são ferramentas para extrair e comunicar informações de dados de forma eficiente. No entanto, novatos, com nenhuma ou pouca experiência com visualizações,
muitas vezes têm dificuldades com atividades que envolvem mapeamentos visuais. Compreender essas dificuldades e investigar maneiras de melhorar o design de visualização de informação visam a capacitar os novatos a explorar melhor seus dados de forma independente. Nesse contexto, esta pesquisa almeja identificar e compreender lacunas no processo de design de visualização, e fornecer subsídios para que novatos possam planejar suas visualizações de forma adequada. Durante a pesquisa, realizamos dois estudos empíricos. O primeiro foi um estudo de observação do processo de design de visualizações, realizado com cinco profissionais de diferentes empresas. Neste estudo, mapeamos as etapas do processo e o material criado foi avaliado por dois especialistas em visualizações. Identificamos dificuldades e decisões inadequadas
dos participantes, principalmente nas atividades de escolha de visualizações e
mapeamento de variáveis para estas visualizações. Com base nos resultados
e em trabalhos extraídos da literatura, propusemos e avaliamos um material
didático estruturado, VIS-SeMa. O material é baseado em templates genéricos e exemplos concretos de questões e visualizações para apoiar novatos nas atividades de seleção de visualizações e mapeamento de variáveis. No segundo
estudo, avaliamos a viabilidade do VIS-SeMa. Os resultados mostraram que
o material apoiou boa parte dos participantes na seleção de visualizações e
criação de mapeamentos visuais de forma correta. Nossa pesquisa contribui
também com um processo de estudo baseado em utilizar questões para avaliar
visualizações criadas e identificar decisões e dificuldades de novatos. Com o
material VIS-SeMa, observamos a preferência dos participantes por conteúdos
visuais e que a apresentação de exemplos concretos ajudou no entendimento
de como fazer o mapeamento das variáveis para as visualizações e que combinar a anatomia (templates genéricos) das questões e das visualizações com os exemplos facilitou a compreensão por novatos.
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