Título: | BRANQUITUDE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: TENSÕES E POSSIBILIDADES DE AVANÇO NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS | ||||||||||||
Autor: |
CAROLINE DOS SANTOS MACIEL SILVA |
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Colaborador(es): |
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA - Orientador |
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Catalogação: | 18/MAR/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69667&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69667&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69667 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O trabalho apresenta os resultados da pesquisa Branquitude no Ensino de
Ciências: tensões e possibilidades de avanço na educação das Relações ÉtnicoRaciais, desenvolvida entre 2020 e 2023 com professores de Ciências e Biologia
atuantes na Educação Básica do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Entendendo o
Ensino de Ciências como campo potente para promover reflexões e mudança de
paradigmas rumo a uma sociedade antirracista, esta pesquisa investigou de que
maneira a branquitude atravessa o discurso sobre Relações Étnico-Raciais (RER) e
a narrativa de educadores de Ciências e Biologia sobre as práticas pedagógicas no
Ensino de Ciências dos Anos Finais e Ensino Médio do colégio, buscando
identificar terrenos discursivos de tensionamento ou que favoreçam possíveis
avanços no combate ao racismo a partir da prática do Ensino de Ciências. A análise
dos dados desta pesquisa apoiou-se nos referenciais teóricos das Relações ÉtnicoRaciais no Ensino de Ciências e Branquitude na Educação. A análise qualitativa das
entrevistas aponta para o enfoque da raça como tema atrelado a conteúdos
específicos do Ensino de Ciências, com destaque para os conteúdos de Corpo
Humano e Genética, além de indicar uma abordagem tangencial do tema, que entra
como um complemento das temáticas tradicionais do currículo. A instituição é
largamente percebida como diversa, entendendo-se aqui diversidade como a
presença de alunos pertencentes aos grupos raciais pretos e pardos. Apesar do pouco
ou nulo contato com a temática da RER durante a formação, os educadores buscam
informar-se sobre o tema por iniciativa própria, e o caminho mais citado foi o
contato com professores das disciplinas de História e Sociologia na busca por
referências, conteúdos e desenvolvimento de reflexões. Esse dado pode indicar que
a garantia de espaços seguros de debate dentro da escola, a troca entre pares e a
formação continuada são caminhos potentes para produzir o engajamento docente
em um Ensino de Ciências comprometido com a educação das Relações Étnico-
Raciais. A pesquisa também sugere como o conceito de branquitude permite
entender compreensões, relações e atitudes dos docentes no campo do Ensino de
Ciências diante do conceito de raça e dos conteúdos científicos, ilustrando
caminhos para desenvolvimento e ampliação do debate.
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