Título: | OTIMIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE CARREGAMENTOS DE EMBARCAÇÕES: UMA APLICAÇÃO À CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PETRÓLEO | ||||||||||||
Autor: |
RAPHAEL DOMINGUES DE LACERDA BITTENCOURT |
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Colaborador(es): |
LUCIANA DE SOUZA PESSOA - Orientador SILVIO HAMACHER - Coorientador |
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Catalogação: | 17/MAR/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69636&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69636&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69636 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
As embarcações Pipe Laying Support Vessel (PLSV) são um recurso
crítico responsável pelas tarefas de interligação submarinas, conectando o
poço à plataforma produtora, sendo essa a última etapa necessária para o
início da produção de óleo. Para realizar essa atividade, a embarcação precisa
atracar em um determinado berço localizado em uma base (porto), com a
finalidade de carregar os diferentes tipos de materiais que são utilizados ao
longo da operação. Com o objetivo de auxiliar no planejamento operacional dos
carregamentos de uma empresa brasileira de óleo e gás, este trabalho propõe
utilizar um método de solução exato para ser utilizado na geração de um
planejamento de carregamentos de PLSVs, buscando diminuir a ociosidade
dessas embarcações. O problema descrito pode ser visto como um problema
de programação de máquinas paralelas idênticas, onde devemos programar
um conjunto de jobs J (representando os carregamentos dos navios) em um
conjunto de máquinas K (representando os berços) de modo que diferentes
premissas da operação real sejam respeitadas. Utilizando instâncias criadas
baseadas em dados reais, é possível alcançar o resultado ótimo em 97 por cento das
instâncias testadas, considerando o tempo limite estipulado de uma hora. As
soluções são obtidas em um tempo computacional médio de 4 minutos, aderente
ao processo da companhia e assim, mostrando-se uma boa ferramenta de apoio
à decisão. Para ajudar a interpretar os resultados obtidos, foi desenvolvido um
aplicativo web shiny, onde é possível realizar diferentes análises de maneira
eficiente e dinâmica.
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