Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: EXPERIÊNCIAS SUBJETIVAS DE USUÁRIOS NAIVE DE AYAHUASCA
Autor: LUCAS VILLAR MAGALHAES DA CRUZ
Colaborador(es): DANIEL CORREA MOGRABI - Orientador
Catalogação: 13/MAR/2025 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69626&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69626&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69626
Resumo:
A ayahuasca é uma infusão psicoativa utilizada como enteógeno há séculos, com pesquisas recentes indicando seu potencial como um tratamento promissor para certos transtornos clínicos. Apesar do crescente corpo de literatura científica sobre seus efeitos, ainda há uma escassez de estudos que investiguem as experiências subjetivas de usuários ingênuos de ayahuasca. O primeiro estudo desta dissertação teve como objetivo avaliar as experiências subjetivas de indivíduos ingênuos, incluindo aqueles com depressão e controles saudáveis, após o consumo de ayahuasca. O segundo estudo avaliou os efeitos da experiência prévia com ayahuasca em desfechos de saúde, crenças e fatores cognitivos, comparando usuários ingênuos, de experiência baixa/moderada e alta, que consumiram ayahuasca em settings naturalísticos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF