Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: ESTUDO TEÓRICO-EXPERIMENTAL DE COLUNAS DE AÇO ESTAIADAS E PROTENDIDAS
Autor: RICARDO RODRIGUES DE ARAUJO
Colaborador(es): SEBASTIAO ARTHUR LOPES DE ANDRADE - Orientador
PEDRO COLMAR GONCALVES DA SILVA VELLASCO - Coorientador
Catalogação: 29/AGO/2005 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6959&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6959&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6959
Resumo:
Colunas protendidas de aço representam uma excelente solução estrutural em escoramentos de grandes estruturas e em colunas de estruturas espaciais de apoio a lonas tensionadas de coberturas de grandes vãos. Após um estudo extensivo do comportamento teórico através do uso do programa ANSYS onde avaliou-se a geometria estrutural mais eficiente, níveis de protensão e características dos cabos de aço, foram então definidos os diversos ensaios experimentais a serem executados em colunas com doze metros de comprimento e com tubos de 89,3 mm de diâmetro. A característica inédita deste estudo é a execução de ensaios tri-dimensionais em escala real deste tipo de coluna. Foram executadas comparações de resultados teóricos com os obtidos experimentalmente e foram feitas recomendações de análise e projeto destas estruturas.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF      
CAPÍTULO 1 PDF      
CAPÍTULO 2 PDF      
CAPÍTULO 3 PDF      
CAPÍTULO 4 PDF      
CAPÍTULO 5 PDF      
CAPÍTULO 6 PDF      
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF