Título: | ALTAS HABILIDADES LINGUÍSTICAS E ESPECIFICIDADE DE DOMÍNIO: UMA ABORDAGEM PSICOLINGUÍSTICA | ||||||||||||
Autor: |
VALQUIRIA LUNA ARCE LIMA |
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Colaborador(es): |
LETICIA MARIA SICURO CORREA - Orientador |
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Catalogação: | 10/MAR/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69570&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69570&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69570 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A presente pesquisa investiga se a eficiência no processamento sintático
pode ser um indicador Altas Habilidades Linguísticas (AHL). A definição adotada
de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) considera uma ou mais áreas de
talento específicas caracterizadas por elevada potencialidade e desempenho
notável, e a presente pesquisa busca investigar se essas características podem ser
observadas de forma diferenciada no domínio da linguagem. Buscou-se um
diálogo entre os estudos da Psicologia Cognitiva sobre altas habilidades
cognitivas, especialmente linguísticas, conforme a Teoria das Inteligências
Múltiplas, e as investigações da Psicolinguística e da Linguística, no contexto da
Teoria Gerativa e do Programa Minimalista da Linguagem. Considerando a
hipótese da especificidade do domínio linguístico, em linha com uma perspectiva
modular da mente, formula-se a hipótese de que em certos indivíduos pode
ocorrer uma otimização em relação à faculdade linguística, em particular no
processamento sintático, resultando em um desempenho linguístico superior,
assinalado como uma característica ou subtipo das AHL conforme entendidas
atualmente. Para testar essa hipótese, investigou-se a habilidade de compreensão
de estruturas com alto custo de processamento por crianças de escolas municipais
do Rio de Janeiro identificadas com potenciais AH/SD acadêmicas, comparadas a
crianças com QI dentro/abaixo da média. Utilizando o módulo sintático do
MABILIN (Módulos de Avaliação de Habilidades Linguísticas), analisou-se o
processamento de estruturas na voz passiva (reversíveis e irreversíveis),
interrogativas QU (com quem e que), e orações relativas de sujeito e de objeto
ramificadas à direita e encaixadas no centro. Adicionalmente, aplicaram-se tarefas
de resolução de estruturas com ambiguidade sintática temporária (Garden-Path),
com um experimento de leitura automonitorada e julgamento de valor de verdade
de sentenças ambíguas e outro de compreensão do mesmo tipo de frases
produzidas oralmente com perguntas QU, além de tarefas de Controle Inibitório
(Flanker e Go/NoGo). Os resultados do MABILIN mostraram diferenças
significativas entre os grupos. O grupo de crianças com potencial de altas
habilidades não apresentou dificuldades, enquanto 38 por cento do grupo de crianças com
desenvolvimento cognitivo típico enfrentaram dificuldades moderadas ou
expressivas. Isso sugere que o grupo com potencial de AH/SD exclui o risco de
Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL). Nas tarefas de
Garden-Path, não houve diferenças entre os grupos. Nas tarefas de Função
Executiva, o controle de interferência (medido pelo Flanker) correlacionou-se
significativamente com o QI, enquanto a inibição de respostas (Go/No-Go) não
mostrou a mesma relação. A pesquisa indicou que habilidades de compreensão de
estruturas complexas podem estar relacionadas a AHL. A habilidade de processar
estruturas de alto custo mostrou-se mais evidente em crianças com QI acima da
média, embora tenha sido detectada em algumas crianças com QI mediano. As
crianças com potencial para altas habilidades, porém, não demonstraram
vantagem na resolução de ambiguidades estruturais temporárias. Os resultados
sugerem que o processamento sintático eficiente de sentenças recursivas, com
movimento sintático e dependências de longa distância em condições de alta
demanda pode ser um indicativo de AHL. Outros aspectos do desempenho
linguístico nas interfaces da língua com a cognição mais ampla precisam ser, não
obstante, investigados para que estas venham a ser delimitadas.
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