Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: POR UMA PEDAGOGIA APRENDENTE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS EM AULAS ON-LINE DE INGLÊS NAS VOZES DA PROFESSORA E SEUS ALUNOS
Autor: SUZANE DOS SANTOS MOUTTA
Colaborador(es): INES KAYON DE MILLER - Orientador
Catalogação: 24/FEV/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69472&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69472&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69472
Resumo:
Esta pesquisa objetiva ouvir as vozes de alguns estudantes e compreender suas crenças (Barcelos, 2004) relativas à sala de aula, a fim de gerar entendimentos sobre o que chamo de uma pedagogia aprendente, em que professor e alunos constroem as aulas e conhecimentos conjuntamente. Para isso, baseio-me na minha experiência como professora on-line de inglês de pequenas turmas, iniciada durante a pandemia da covid-19. Convidei seis antigos alunos para termos conversas exploratórias (Nunes, 2022), baseadas na Prática Exploratória (Miller, 2013), a respeito das nossas e de outras aulas, gerando assim os dados analisados nesta dissertação. Este trabalho insere-se no paradigma qualitativo-interpretativo (Denzin e Lincoln, 2011) e possui viés autoetnográfico (Ellis e Bochner, 2000; Reis, 2018), já que as conversas ocorreram entre mim mesma e alunos que são meus amigos próximos ou familiares. Os diálogos apresentaram variadas temáticas levantadas pelos estudantes e por mim, mas foquei a análise nas falas referentes às práticas pedagógicas e às interações da nossa aula on-line. Alinho o desenho da minha pesquisa aos paradigmas da Prática Exploratória (Allwright, 2006; Grupo da Prática Exploratória, 2020; Miller et al., 2008), Linguística Aplicada (Bohn, 2013; Fabrício, 2006; Fairclough, 2001) e educação (Bacich et al., 2015; Freire, 1996; hooks, 2013). Para transcrição e análise, utilizo o aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso (Austin, 1990; Bakhtin, 1997) e Análise do Discurso Crítica (Ramalho e Resende, 2011; Rampton, 2006; Rocha e Deusdará, 2016). É possível perceber alguns pensamentos dos alunos convergindo entre si e com a pedagogia que proponho, a qual ressalta a importância do diálogo e da proximidade entre os participantes da aula e formatos de aula focados na interação como um tipo de co-produção (Allwright e Bailey, 1991).
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF