Título: | POR UMA PEDAGOGIA APRENDENTE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS EM AULAS ON-LINE DE INGLÊS NAS VOZES DA PROFESSORA E SEUS ALUNOS | ||||||||||||
Autor: |
SUZANE DOS SANTOS MOUTTA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
INES KAYON DE MILLER - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 24/FEV/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69472&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69472&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69472 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta pesquisa objetiva ouvir as vozes de alguns estudantes e compreender suas
crenças (Barcelos, 2004) relativas à sala de aula, a fim de gerar entendimentos sobre
o que chamo de uma pedagogia aprendente, em que professor e alunos constroem
as aulas e conhecimentos conjuntamente. Para isso, baseio-me na minha
experiência como professora on-line de inglês de pequenas turmas, iniciada durante
a pandemia da covid-19. Convidei seis antigos alunos para termos conversas
exploratórias (Nunes, 2022), baseadas na Prática Exploratória (Miller, 2013), a
respeito das nossas e de outras aulas, gerando assim os dados analisados nesta
dissertação. Este trabalho insere-se no paradigma qualitativo-interpretativo (Denzin
e Lincoln, 2011) e possui viés autoetnográfico (Ellis e Bochner, 2000; Reis, 2018),
já que as conversas ocorreram entre mim mesma e alunos que são meus amigos
próximos ou familiares. Os diálogos apresentaram variadas temáticas levantadas
pelos estudantes e por mim, mas foquei a análise nas falas referentes às práticas
pedagógicas e às interações da nossa aula on-line. Alinho o desenho da minha
pesquisa aos paradigmas da Prática Exploratória (Allwright, 2006; Grupo da Prática
Exploratória, 2020; Miller et al., 2008), Linguística Aplicada (Bohn, 2013;
Fabrício, 2006; Fairclough, 2001) e educação (Bacich et al., 2015; Freire, 1996;
hooks, 2013). Para transcrição e análise, utilizo o aporte teórico-metodológico da
Análise do Discurso (Austin, 1990; Bakhtin, 1997) e Análise do Discurso Crítica
(Ramalho e Resende, 2011; Rampton, 2006; Rocha e Deusdará, 2016). É possível
perceber alguns pensamentos dos alunos convergindo entre si e com a pedagogia
que proponho, a qual ressalta a importância do diálogo e da proximidade entre os
participantes da aula e formatos de aula focados na interação como um tipo de co-produção (Allwright e Bailey, 1991).
|
|||||||||||||
|