Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: COLETA INTELIGENTE: DESENVOLVENDO UMA FERRAMENTA DE TI PARA AUXILIAR NA COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Autor: MARCELLE PEREIRA DIAS
Colaborador(es): ANDRE LIMA DE ALVARENGA - Orientador
Catalogação: 20/FEV/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69448&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69448&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69448
Resumo:
O projeto estima viabilizar um aplicativo que possa ser utilizado no auxílio ao gerenciamento de resíduos sólidos dos municípios brasileiros. O aplicativo será chamado EcoGestão. O propósito da ferramenta é constituir um fórum de comunicação multinível que reúna população, prefeitura e prestadores de serviço de coleta de resíduos sólidos. Para o desenvolvimento da ferramenta foi realizada pesquisa sobre gestão de resíduos sólidos tendo por base o município de Nilópolis, localizado na baixada fluminense, no estado do Rio de Janeiro. A prefeitura deste município está em fase de formulação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Tal processo teve início em 2023 e está ainda inconcluído. Portanto, em segundo plano, o presente projeto visa auxiliar aquela prefeitura na manutenção, observação e educação da população referente ao tema de resíduos sólidos e seus direcionamentos no município. Pretende-se, assim criar uma plataforma de comunicação que possibilite indicar e localizar a ocorrência de descarte incorreto, solicitar o recolhimento de resíduos sólidos específicos, orientar a população sobre o descarte correto e a coleta seletiva, enviar comunicados e orientações para a população e colaborar com a prefeitura no gerenciamento da prestação de serviços direcionados aos resíduos sólidos. Almeja-se, portanto, ajudar na redução do descarte incorreto, facilitando a mitigação e eliminação da poluição local e da ocorrência de zoonoses, e auxiliar, também na educação ambiental e na destinação final correta dos resíduos sólidos urbanos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF