Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: EFEITO DA DEGRADAÇÃO POR HIDRÓLISE NA QUANTIFICAÇÃO DA POLIACRILAMIDA SULFONADA POR SEC-UV
Autor: CECILIA CAVALCANTI R GONCALVES
Colaborador(es): AURORA PEREZ GRAMATGES - Orientador
JONES LIMBERGER - Coorientador
Catalogação: 18/FEV/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69420&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69420&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69420
Resumo:
A quantificação da poliacrilamida sulfonada (PAM-AMPS) por cromatografia de exclusão de tamanho com detecção ultravioleta (SEC-UV) é amplamente utilizada para monitorar processos de recuperação avançada de petróleo (EOR) e o descarte de água. No entanto, não é discutido na literatura como a degradação por hidrólise durante o processo de produção pode afetar o método de monitoramento da concentração do polímero. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar o efeito da degradação por hidrólise da PAM-AMPS em sua quantificação por SEC-UV. Para isso, foi desenvolvido um método de degradação acelerada de hidrólise controlada. Padrões de HPAM-AMPS com diferentes graus de hidrólise (HD = 7 – 33 por cento) foram obtidos. Diferentes métodos de determinação de HD (RMN de 13C, FTIR e retrotitulação) foram avaliados e se mostraram estatisticamente iguais. A quantificação feita por SEC-UV mostrou que a sensibilidade do método é dependente do HD. Erros entre 20 por cento e 40 por cento foram observados a partir de 13 por cento de HD, mas foram irrelevantes até 10 por cento. Esses valores diminuíram com o aumento da concentração do polímero. Os resultados indicam que existem dois fatores compensatórios para a diminuição da absortividade molar devido à substituição de amida por carboxilato: o grupo sulfonato atuando como um cromóforo adicional e um deslocamento para o vermelho nos espectros de absorção devido à formação de ligações de hidrogênio em concentrações mais altas. Assim, este estudo mostra que o aumento da concentração nesse tipo de poliacrilamida sulfonada pode reduzir os erros de quantificação ao minimizar o efeito do HD em amostras aquosas complexas sujeitas à degradação química, destacando a importância de determinar o grau de hidrólise para uma quantificação precisa de PAM-AMPS por SEC-UV.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF