Título: | A DIFUSÃO DA PERCEPÇÃO E DA OCORRÊNCIA DO BULLYING NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: UMA VISÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS | ||||||||||||
Autor: |
FERNANDA HALEGUA GONZALEZ |
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Colaborador(es): |
MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS - Orientador |
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Catalogação: | 06/FEV/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69300&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69300&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69300 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Essa dissertação trata de um estudo do bullying como violência escolar.
Visto que a problematização do bullying chegou no Brasil a partir dos estudos sobre
violência escolar da década de 90, junto com a popularização dos estudos de Dan
Olweus, e a visibilidade na mídia quanto a massacres, homicídios e suicídios
relacionados a violência escolar. Procuramos enfatizar aqui o papel dos direitos
humanos da criança e do adolescente na educação, que levou uma nova
compreensão da criança e do adolescente sobre os direitos dos jovens e mudanças
de políticas públicas nos países sobre tal. Em consequência dos tratados ratificados
em direitos humanos, os países membros se atentaram à ampliação do acesso à
escola e à garantia de permanência do alunato. É nesse contexto de massificação
escolar e democratização da escola que surgem questionamentos sobre violência
escolar e talvez uma das violências escolares mais traiçoeiras seja o bullying. Se
faz aqui a análise de relatórios internacionais como da ONU, UNESCO e UNICEF
para se compreender a problematização do fenômeno, assim como um
levantamento bibliográfico sobre o tema. Por outro lado, também se pretende
sociologizar a conceitualização de bullying reconhecendo-a como parta de
dinâmicas de grupo das quais fazem parte a disputa de poder, comportamento
agressivo e estigmatizações. Aqui, identificamos a fronteira do tema com o campo
da psicologia, valorizando a importância de conceitos como como estresse,
ambiente adaptativo e ganhos em reputação, que fomentam o debate.
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