Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: A DIFUSÃO DA PERCEPÇÃO E DA OCORRÊNCIA DO BULLYING NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: UMA VISÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Autor: FERNANDA HALEGUA GONZALEZ
Colaborador(es): MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS - Orientador
Catalogação: 06/FEV/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69300&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69300&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69300
Resumo:
Essa dissertação trata de um estudo do bullying como violência escolar. Visto que a problematização do bullying chegou no Brasil a partir dos estudos sobre violência escolar da década de 90, junto com a popularização dos estudos de Dan Olweus, e a visibilidade na mídia quanto a massacres, homicídios e suicídios relacionados a violência escolar. Procuramos enfatizar aqui o papel dos direitos humanos da criança e do adolescente na educação, que levou uma nova compreensão da criança e do adolescente sobre os direitos dos jovens e mudanças de políticas públicas nos países sobre tal. Em consequência dos tratados ratificados em direitos humanos, os países membros se atentaram à ampliação do acesso à escola e à garantia de permanência do alunato. É nesse contexto de massificação escolar e democratização da escola que surgem questionamentos sobre violência escolar e talvez uma das violências escolares mais traiçoeiras seja o bullying. Se faz aqui a análise de relatórios internacionais como da ONU, UNESCO e UNICEF para se compreender a problematização do fenômeno, assim como um levantamento bibliográfico sobre o tema. Por outro lado, também se pretende sociologizar a conceitualização de bullying reconhecendo-a como parta de dinâmicas de grupo das quais fazem parte a disputa de poder, comportamento agressivo e estigmatizações. Aqui, identificamos a fronteira do tema com o campo da psicologia, valorizando a importância de conceitos como como estresse, ambiente adaptativo e ganhos em reputação, que fomentam o debate.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF