Título: | RACIALIZANDO AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: UMA PROPOSTA EPISTEMOLÓGICA A PARTIR DO QUILOMBO | ||||||||||||
Autor: |
ANANDA VILELA DA SILVA OLIVEIRA |
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Colaborador(es): |
MARTA REGINA FERNANDEZ Y GARCIA MORENO - Orientador ANDREA BROWNING GILL - Coorientador |
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Catalogação: | 04/FEV/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69264&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69264&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69264 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Nesta tese proponho uma nova abordagem epistemológica para as Relações
Internacionais, desafiando o modelo estadocêntrico preconizado por essa área de
estudos, ampliando as possibilidades analíticas para além deste paradigma, em
direção a pluralidade e reconhecimento de comunidades políticas alternativas. Na
direção de contestação e descolonização epistêmica, sugiro um programa para a
disciplina de Introdução aos Estudos de Relações Internacionais, com uma
abordagem decolonial que permite a leitura de diferentes formas de organização
política, com foco nas experiências dos quilombos enquanto comunidades políticas
e de resistência. Essa proposta vai na contramão do modelo estadocentrista de
pensar e fazer política, oferecendo um olhar afrodiaspórico para analisar a política
internacional. Para tal, busco confrontar os fundamentos teóricos mainstream da
área, contrapondo-os com leituras racializadas que evidenciam as limitações e
exclusões implícitas no modelo hegemônico de política internacional, baseando-me
na teoria do Contrato Racial. Em segundo lugar, realizo um levantamento da
complexidade histórica e política dos quilombos e como elas podem informar
caminhos de organização política autônoma e espaços de resistência que desafiam
as estruturas coloniais de poder. Por fim, dedico-me a construção de um programa
curricular para a disciplina de Introdução aos Estudos de Relações Internacionais,
incorporando à literatura convencional referências afrodiaspóricas. Essa proposta
visa descolonizar o ensino e a produção do conhecimento em Relações
Internacionais desde o início de seu percurso acadêmico. Dessa forma, contribuo
para a formação de um campo de estudos mais sensível às dinâmicas de poder
globais racializadas e às narrativas silenciadas na trajetória da formação das
Relações Internacionais.
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