Título: | FEIXES DE CORES: ENSAIOS E NOTAS | ||||||||||||
Autor: |
MARIA CECILIA TOURINO BRANDI |
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Colaborador(es): |
ROSANA KOHL BINES - Orientador |
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Catalogação: | 03/FEV/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69234&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69234&idi=2 [es] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69234&idi=4 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69234 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A pesquisa propõe uma investigação multidimensional sobre as cores e como
elas nos afetam. Cada cor irradia uma série de questões (históricas, simbólicas,
científicas, artísticas, técnicas, políticas etc.) que, discutidas e hibridadas nos
ensaios da tese (separados por cores: verde, azul, amarelo e vermelho), buscam
aguçar as possibilidades de leitura e a sensibilização estético-poética por ela, a cor,
promovidas. Os ensaios realçam a presença da cor na literatura (letra preta sobre
fundo branco), a partir de obras de diferentes escritores, e na música (som),
sobretudo a partir das composições de Caetano Veloso, em que a cor é um elemento
eloquente. Apoiam este trabalho reflexões teóricas sobre a cor, com destaque para
a pesquisa do historiador francês Michel Pastoureau, referência no estudo do
cromatismo e de suas diferentes valências histórico-culturais. Assim, a tese deseja
indagar – não de forma verticalizada ou ligada a um único objeto, mas sim
amalgamando diferentes dimensões da cor, tendo em vista seu caráter ubíquo e
atemporal – como as cores comovem e podem comover. Como nos atravessam,
mesmo quando escritas ou ouvidas. De forma atravessada, apresenta-se também o
diário de criação de canções autorais da própria doutoranda, em que as cores são o
tema central, fomentando-se assim uma discussão cruzada que almeja refletir sobre
estímulos do cromatismo no fazer artístico.
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