Título: | VOZES DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: UM OLHAR SOBRE O TRABALHO DE ALFABETIZAÇÃO | ||||||||||||
Autor: |
JESSICA CASTRO NOGUEIRA |
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Colaborador(es): |
ZENA WINONA EISENBERG - Orientador JANETE TEXEIRA DE LYRA - Coorientador |
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Catalogação: | 13/JAN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69131&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69131&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69131 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
No ano de 2020, a população mundial foi surpreendida por um novo vírus
que desencadeou uma série de mudanças na vida de todos. Devido ao coronavírus,
escolas e diversos estabelecimentos foram fechados. Com isso, milhares de
crianças deixaram de frequentar a escola e, principalmente, aquelas que estavam
no começo da aprendizagem de leitura e escrita, tiveram sua escolarização
gravemente afetada. Esta tese traz uma pesquisa qualitativa que investiga o
processo de alfabetização ocorrido durante o período da pandemia do covid-19.
Trata-se de um estudo de caso de uma escola municipal do Rio de Janeiro, onde
foram entrevistadas: 5 professoras que atuaram em classes de alfabetização no ano
de 2020 ou que receberam alunos advindos desta etapa nos anos de 2021 e 2022,
25 crianças do 3º e 4º ano e 16 responsáveis. As entrevistas foram individuais com
os adultos e coletivas com as crianças, e todas foram transcritas, codificadas e
analisadas com o software Atlas Ti. Os resultados mostram que as professoras
viram dificuldades na adaptação das crianças à cultura escolar, defasagem da
aprendizagem e dificuldades em habilidades que somente através da escolarização
poderiam ser adquiridas. As professoras indicaram também a importância da
família no processo de retorno ao ensino presencial. Por meio das entrevistas com
as crianças, verificamos que a mediação das tarefas ficava sob responsabilidade,
principalmente, das mães. Dentre o repertório diverso de atividades realizadas
pelas crianças, houve, contudo, um maior destaque para atividades tradicionais -
cópias de textos e o trabalho com palavras e sílabas. Já as crianças falaram sobre
uma alta carga de tarefas para serem realizadas, algo que se tornou um obstáculo
devido ao outro problema indicado por elas: a dificuldade em se comunicar com
as professoras. Também sinalizaram a importância da escola para a aprendizagem
e socialização, mencionando a saudade dos amigos e das atividades escolares. Por
último, nas entrevistas com os responsáveis, vimos que utilizaram variedade de
recursos na tentativa de auxiliar as crianças em sua aprendizagem, destacando-se:
a impressão das atividades enviadas pela escola, o uso da apostila da rede, a
participação nas aulas remotas, atividades enviadas pelo WhatsApp e aulas pelo
programa disponibilizado pelo município, o Rioeduca na TV. Os responsáveis
destacaram aspectos positivos e negativos do ensino remoto, ressaltando a
importância do papel do professor e da seleção adequada de materiais, além da
importância da interação presencial. Em suma, este estudo evidencia a
necessidade de estratégias educacionais mais eficazes e inclusivas para enfrentar
crises futuras, reforçando o papel insubstituível da escola e do professor no
processo de alfabetização e desenvolvimento das crianças. É necessário que o
governo faça investimentos para termos, de fato, uma educação pública
democrática e de qualidade.
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