Título: | MULTI-OBJETIVO DE TORQUE PARA NAVEGAÇÃO DE ROBÔS SKID-STEER EM TERRENOS DESAFIADORES | ||||||||||||
Autor: |
DIEGO GABRIEL GOMES ROSA |
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Colaborador(es): |
LUIZ FERNANDO CAMPOS RAMOS MARTHA - Orientador MARCO ANTONIO MEGGIOLARO - Coorientador |
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Catalogação: | 07/JAN/2025 | Língua(s): | INGLÊS - ESTADOS UNIDOS |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69005&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69005&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69005 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho apresenta uma estratégia de distribuição de torque para a locomoção de
robôs móveis em terrenos desafiadores. O principal objetivo é promover a conversão eficaz de
torque em movimento. Utilizando uma abordagem adaptativa de otimização multiobjetivo,
equações correlacionando torques nas rodas com trajetórias estáveis dentro do espaço de
trabalho do robô são obtidas por meio de algoritmos genéticos baseados em modelo. O
controle reativo de torque, com base em feedback de sensor de medição inercial e sensor de
corrente, permite o controle automático da distribuição de torque com base na orientação do
chassi. Esta metodologia acomoda diversas funções objetivo individuais, permitindo que o
robô navegue em obstáculos como degraus e inclinações com comportamentos adaptáveis. A
validação experimental utilizando diversas plataformas e configurações de robôs móveis
demonstra a eficácia da abordagem em diversos terrenos, superando técnicas convencionais
em termos de robustez e eficácia. Uma heurística é empregada para permitir o controle reativo
em tempo real, correlacionando o estado do robô com a distribuição de torque. Esta
metodologia permite a aplicação de robôs móveis com rodas em condições menos exploradas,
facilitando a navegação em terrenos desafiadores, como subir rampas íngremes e transpor
pequenos degraus. Ao integrar metodologias de otimização, a pesquisa contribui para o
avanço da mobilidade de robôs móveis, oferecendo perspectivas promissoras para aplicações
em diversas indústrias.
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