Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: DETECÇÃO DE TRINCAS EM PÁS DE AEROGERADORES E PREVISÃO DE ACÚMULO DE DEFORMAÇÃO PLÁSTICA COM BASE NO APRENDIZADO DE MÁQUINA
Autor: FERNANDA CARVALHO MARINHO FILIZZOLA
Colaborador(es): FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - Orientador
HELON VICENTE HULTMANN AYALA - Coorientador
PAULA AIDA SESINI - Coorientador
Catalogação: 12/DEZ/2024 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68791&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68791&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68791
Resumo:
Os métodos de aprendizado de máquina para monitoramento de pás deturbinas eólicas dependem principalmente de conjuntos de dados completos erotulados, que são caros e muitas vezes impraticáveis de obter. Além disso, naciência dos materiais, a maioria dos métodos depende de dados experimentaiscaros, com exploração limitada de técnicas de aumento de dados para reduziro custo do treinamento de modelos. O objetivo desta pesquisa é abordar essaslacunas significativas explorando a classificação de uma classe para a detecçãode anomalias em pás de turbinas eólicas e desenvolvendo métodos para aumentar os dados existentes para um treinamento de modelos mais econômicona ciência dos materiais. Os métodos aplicados neste trabalho para a detecçãode anomalias incluem One Class Support Vector Machine (OCSVM), SupportVector Data Description (SVDD) e autoencoders Long Short-Term Memory(LSTM). Para aumentar os dados experimentais de materiais, foram utilizadas técnicas de adição de ruído e manipulação de imagens. Para a detecçãode anomalias, o autoencoder LSTM atingiu uma precisão de 97.4 por cento com aproximadamente 100 por cento de recall, enquanto o OCSVM atingiu 89 por cento de precisão e 97 por cento de recall. O OCSVM foi considerado mais adequado devido aos custos de treinamento mais baixos e desempenho semelhante. Os resultados para aumento de dados experimentais mostraram uma melhoria de 20 por cento em relaçãoaos modelos previamente treinados, com a técnica de aumento melhorando significativamente o desempenho, especialmente em modelos treinados com dadosde amostras experimentais diferentes. Em conclusão, esta pesquisa demonstraa eficácia da classificação de uma classe para a detecção de anomalias em pásde turbinas eólicas e destaca os benefícios das técnicas de aumento de dadospara o treinamento de modelos econômicos na ciência dos materiais.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF