Título: | CONTRA O NEGACIONISMO: ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DE CHARGES | ||||||||||||
Autor: |
FABIO DA SILVA COSTA |
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Colaborador(es): |
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - Orientador |
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Catalogação: | 09/DEZ/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68716&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68716&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68716 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho tem por objetivo compreender a gênese da desinformação e do
negacionismo, e o crescimento deste fenômeno a partir do advento da era da
informação e da expansão das redes, bem como seus impactos no Ensino de
História, discutindo possibilidades de Ensino de História através de charges, com
destaque para as de Belmonte. A problemática é pertinente, porque, nesta era da
informação e das redes, o elemento imagético é predominante no processo de
comunicação. Contudo, no de ensino, as imagens ainda tendem a ser utilizadas
como ilustração ou reforço, não como fontes históricas ou elemento direcionador
da aprendizagem. Assim, buscamos compreender o fenômeno da desinformação e
do negacionismo, o modo como os estudantes leem e analisam imagens, sobretudo
charges, e pensar de que forma podemos propor um ensino atrativo e atual através
delas. Utilizando a metodologia da aula-oficina de Isabel Barca, buscou-se a
construção de sequências didáticas sobre os temas relativos a Segunda Guerra
Mundial em consonância com o programa da BNCC para o 9º ano do ensino
fundamental como produto desta pesquisa. Considerou-se, ao fim da pesquisa que,
em um mundo conectado e visualmente atraente, a educação deve buscar ser
também visual e a educação midiática deve ser transversal nesse processo, pois
possibilita ao estudante adquirir habilidades e competências fundamentais para
desenvolver seu senso crítico e não servir de replicador de desinformação e
propagador de negacionismos, sendo eles protagonistas de seu aprendizado e não
meros receptores de informação e conhecimento, mas, acima de tudo, sujeitos do
processo.
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