Título: | AS CARÊNCIAS E NECESSIDADES NA MODA PLUS SIZE | ||||||||||||
Autor: |
TAIS DE OLIVEIRA VENTURA PEREIRA |
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Colaborador(es): |
DENISE BERRUEZO PORTINARI - Orientador |
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Catalogação: | 02/DEZ/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68691&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68691&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68691 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta tese de doutorado se propõe a examinar o Campo do Design de moda
como espaço simbólico de produção de carências e necessidades, que no âmbito
da moda plus size se materializa por meio da ausência de produtos. Nossa hipótese
é que as carências e necessidades são produzidas nas estruturas sociais, tendo sua
natureza composta por fenômenos de ordem econômica, histórica e simbólica
operando em múltiplas camadas. Para que estes se tornem naturais, dependem de
um conjunto de elementos que são materializados nas mercadorias como meio de
satisfazê-las. Este fenômeno foi observado na interação entre a indústria do
vestuário e os agentes de legitimação, que por meio de processos históricos
modulam a forma como o sujeito se relaciona com as mercadorias no modo de
produção capitalista. O método utilizado partiu de fundamentação teórica para
explicar que tal fenômeno ao ser observado no campo da moda plus size traz novo
prisma, pesquisa de campo qualitativa, e levantamento bibliográfico.
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